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Kombi teve campanha inédita de 'deslançamento'

Veículo deixou de ser produzido em 2013

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Com mais de meio século em produção, a Kombi, outro modelo icônico da Volkswagen, assim como o Fusca, deixou de ser produzida no fim de 2013 também em razão da incompatibilidade de sua estrutura em receber itens de segurança que passaram a ser obrigatórios. Nesse caso foram o airbag e os freios ABS.

Kombi, que deixou de ser produzida em 2013 Foto: FELIPE RAU/ESTADÃO

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Aos 56 anos – período mais longo em que um veículo ficou em produção no mundo – e com 1,55 milhão de unidades vendidas no mercado brasileiro, a carismática Kombi teve despedida inédita com uma campanha de “deslançamento”.

A versátil perua, usada para transporte escolar, venda de pastel na feira, de flores nas esquinas, como motorhome e outras milhares de atividades, primeiro ganhou uma versão especial, de 1,2 mil unidades chamadas de “Last Edition”.

De olho na popularidade do modelo que nasceu na Alemanha em 1950, a Volkswagen criou um site para proprietários contarem suas histórias com a Kombi e recebeu 290 depoimentos. Depois divulgou um anúncio de despedida, em forma de testamento, com 15 desejos.

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Um deles era “reunir parentes”. A empresa organizou uma exposição na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde era produzida, com 170 exemplares de colecionadores. Também distribui “bens” a 12 proprietários cujos depoimentos foram selecionados pela fabricante, como miniaturas e blocos de desenho em seu formato.

O último desejo era “voltar para casa”. Em janeiro de 2014, uma unidade foi enviada à matriz do grupo na Alemanha e está no museu da empresa. Um filme/campanha mostrando seu retorno foi lançado dias depois.

No filme, a Kombi ganhou voz e se despediu dos consumidores com um discurso emocionado. Começava dizendo que “nunca achava que esse dia ia chegar”, cita o “dever cumprido” e a derradeira “estou indo, mas foi isso que fiz a vida inteira por caminhos do mundo todo”.

Na viagem para a Alemanha, a Kombi passou pela Holanda para visitar Ben Pon Jr, filho de seu criador, Ben Pon, que teve a ideia de desenvolver um veículo de carga usando a mecânica do Fusca.

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A Kombi continua sendo venerada em vários países e o Brasil se tornou o principal exportador de versões com mais de 25 anos para colecionadores ou consumidores que gostam de passear com a família aos finais de semana num modelo diferente ou transformá-la em motorhome. O maior importador é a Alemanha.

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