BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira, 30, que o Brasil tem interesse em pesquisar mais fontes de gás na Bolívia. Lula deu a declaração em entrevista à TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso.
“Nós temos tanto interesse de pesquisar para saber se a Bolívia ainda tem muito gás e se a gente pode extrair mais, como nós queremos fazer um acordo na Argentina com a grande fonte de petróleo deles também, de gás, que é a Vaca Muerta”, disse Lula.
“A gente está procurando possibilidades de aumentar a utilização de gás industrial porque a demanda é muito grande e o gás no Brasil está muito caro. A gente está reduzindo o preço do gás. Daí porque nós estamos colocando como uma das prioridades da Petrobras explorar gás para a gente fornecer aos empresários brasileiros a um preço competitivo com o restante do mundo”, afirmou o presidente.
Lula defendeu a transição energética, mas disse que não abandonará o petróleo. “Por que vamos abandonar o petróleo? A Petrobras é uma grande empresa. Nós temos petróleo. O mundo vai precisar de petróleo. Ninguém pode dizer assim: “Olha, eu não preciso mais de petróleo, nós vamos embora”, declarou o petista.
Segundo ele, a Petrobras será uma empresa de energia porque está fazendo investimento também na transição energética. “E o mundo vai precisar de petróleo por muito tempo ainda. Não é fácil, sabe? Não é fácil a gente abdicar de uma matriz energética sem ter certeza de que a outra é suficiente”, disse.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.