ESPECIAL PARA O ESTADÃO - O Master Imobiliário chega à sua 29.ª edição premiando residenciais de luxo, habitações econômicas, retrofits, galpões logísticos e exemplos de sucesso comercial. Projetos multiúso, que reúnem moradia, serviços e lajes corporativas no mesmo complexo, ganharam destaque, assim como obras com tecnologia limpa, certificações ambientais e selos de menor consumo de água e luz.
Do Nordeste até o Sul, foram distribuídos 23 troféus, dos quais nove ficaram na cidade de São Paulo, o maior mercado, responsável por um quarto do número de unidades residenciais lançadas no território nacional e por 24% do valor geral de vendas (VGV) do Brasil inteiro. Com duas taças, se destacaram outras quatro capitais: Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).
O Master se divide em duas categorias: Empreendimento e Profissional. Na primeira, concorrem edificações residenciais, comerciais e de outras naturezas, com a obrigatoriedade de estarem concluídas e em operação.
A categoria Profissional abrange trabalhos diversos, como sustentabilidade, soluções arquitetônicas e urbanísticas, entre outras ações.
O total chegou a 24 troféus com a homenagem especial à Publicidade Archote, também de São Paulo, como Hors Concours, eleita pelos Fiabci-Brasil (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação), promotores do evento, que conta com o apoio do Estadão.
Neste ano, foram contempladas 13 obras na categoria Empreendimento e 10 na Profissional, escolhidas pela comissão julgadora do Master (veja todos os premiados no final da matéria).
Prix d’Excellence
“É o maior e mais importante prêmio da indústria imobiliária”, diz Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, aclamando “esses projetos fantásticos”, os novos conceitos e a tecnologia de ponta. “O Master talvez seja a maior premiação da Fiabci Mundial.”
José Romeu Ferraz Neto, presidente da Fiabci Brasil, enfatiza o caráter de inovação dos produtos apresentados, lembrando que os vencedores na categoria Empreendimento estão, automaticamente, qualificados para disputar o Prix d’Excellence, premiação promovida pela Fiabci Mundial durante seu congresso anual. “É uma possibilidade de mostrar a qualidade das obras brasileiras e alcançar projeção internacional”, argumenta.
Desde 2022, no pós-pandemia, a festa do Master retomou o seu formato presencial, com transmissão televisiva e cerimônia no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo, nesta quarta-feira, 27, com mais de 600 convidados e um novo espetáculo musical, criação do diretor artístico Richard Luiz e coreografia de Fernanda Chamma, intercalando cenas de teatro e a entrega dos troféus. “São shows que não se vê em nenhum dos 70 capítulos da Fiabci no mundo inteiro”, diz Ferraz Neto.
O Master tem também patrocínio e parceria da Atlas Schindler, Bradesco, Comgás, Gerdau e Grupo Bandeirantes.
Criado em 1994, mantém o compromisso de reconhecer a excelência dos empreendimentos, como ocorreu nesta edição com a Racional Engenharia, premiada pelo Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, um projeto assinado pelo israelense Moshe Safdie, da Safdie Architects. Entre as empresas vencedoras, Cury, Melnick e WTorre são as únicas que receberam dois troféus.
A láurea consagrou dois retrofits, um deles na Praça Castro Alves, em Salvador (BA), onde a Prima resgatou um prédio de 1930, que ganhou a bandeira do Hotel Fasano.
As condecorações identificam os melhores exemplares do setor imobiliário. Alguns de longo prazo como o megaprojeto da Direcional, no Distrito Federal, que começou em 2009 e foi concluído em 2022. Ou o loteamento Reserva da Serra do Itapety, da Helbor e Alden, que tem área de 10 milhões de m² e será desenvolvido em 13 etapas durante meio século. Outros de rápida execução como a última fase do galpão logístico da Prologis, finalizado em apenas oito meses.
Nesta edição, nenhum empreendimento comercial foi contemplado. No caso de habitação econômica e residencial luxo, foram três troféus para cada lado: a curva de preços vai de R$ 150 mil, no apartamento de 24 m² da Via Rovai, da BP8, até R$ 10,5 milhões, na unidade de 233 m² do Oscar Ibirapuera, os extremos entre as 10 premiações de São Paulo.
Os premiados, de acordo com a categoria
HORS CONCOURS
Publicidade Archote: A história disruptiva da Archote é marcada pelo sucesso
CATEGORIA EMPREENDIMENTO
Empresa, case e prêmio
- BP8 (Via Rovai) - Prêmio: Habitação Econômica
- Cury Construtora e Living Empreendimentos Imobiliários (Irajá - Um novo olhar, para um novo bairro) - Prêmio: Habitação Econômica
- Direcional Engenharia (Setor Total Ville: um bairro, uma nova cidade) - Prêmio: Habitação Econômica
- Emoções Incorporadora e GPL Incorporadora (Horizonte Flamboyant - Um Presente para Goiânia) - Prêmio: Residencial
- Gamaro Incorporadora (O Parque: Semente de um futuro verde para São Paulo) - Prêmio: Residencial e Comercial
- Prima Empreendimentos (Edifício A Tarde) - Prêmio: Retrofit
- Hurbana (Passeio Primavera, um lugar com alma) - Prêmio: Retrofit, comercial e construção nova
- Prologis (Prologis Castelo 46 Galpão 400, um desafio bem sucedido) - Prêmio: Logístico
- Racional Engenharia (Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein) - Prêmio: Ensino e Pesquisa
- SKR Arquitetura Viva (Float) - Prêmio: Residencial
- Trisul S/A (novo ícone de modernismo inspirado no Ibirapuera) - Prêmio: Residencial
- Viewco Construtora e SDI Desenvolvimento Imobiliário (White 2880) - Prêmio: Residencial e Comercial
- WTorre (WTLog RBR Franco da Rocha - Agilidade e qualidade) - Prêmio: Logístico
CATEGORIA PROFISSIONAL
Empresa, case e prêmio
- Cury Construtora (Porto Maravilha - Habitar é preciso) - Prêmio: Oportunidade Estratégica
- Edo Rocha Arquitetura (Allianz Parque) - Prêmio: Soluções Arquitetônicas
- Helbor e Alden (Fazenda Itapety) - Prêmio: Soluções Urbanísticas
- Kazzas Incorporadora (Arena Kazzas Itaquera - Em pré-eleição, 100% vendido) - Prêmio: Comercialização
- Melnick Desenvolvimento Imobiliário (Melnick Day) - Prêmio: Planejamento de Vendas
- Melnick Desenvolvimento Imobiliário (Nilo Square) - Prêmio: Produto Imobiliário
- Opus Incorporadora (Cidade Opus) - Prêmio: Produto Imobiliário
- Plaenge (Lieu Unique: singular no conceito e no resultado) - Prêmio: Comercialização
- Tegra Incorporadora (Sustentabilidade rumo a 2030) - Prêmio: Compromisso ESG
- WTorre (WTorre apresenta o mega complexo Alto das Nações) - Prêmio: Estruturação Imobiliária
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.