Conteúdo Patrocinado

Microempreendedor pode contar com Canva para fazer bonito nas vendas de fim de ano

Plataforma de design pode ajudar empresas e lojas a criar conteúdos, imagens, vídeos e posts para redes sociais, aumentando a demanda na Black Friday e no Natal

PUBLICIDADE

Por Canva e Estadão Blue Studio
5 min de leitura
 Foto: Divulgação Canva

A vida de quem empreende por conta própria é cheia de tarefas. Entre organizar vendas, fazer pedidos, lidar com estoque e cuidar da gestão financeira, às vezes parece que não sobra tempo para nada – que dirá pensar em campanhas de divulgação e marketing. Mas, em datas de alto apelo comercial, como Black Friday e Natal, é importante cuidar da marca e fazer a mensagem chegar aos consumidores. Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada: plataformas de design como o Canva podem ajudar muito os microempreendedores a produzir textos, vídeos, imagens e posts para redes sociais, mesmo sem qualquer conhecimento em design.

Disponível gratuitamente na internet, o Canva pode auxiliar na criação de alta qualidade dos mais variados tipos de materiais. “Dá para fazer desde posts para redes sociais até materiais impressos, como panfletos, cartões de visita e banners. É possível ainda criar logotipos, apresentações e catálogos de produtos, tudo de maneira acessível e com resultados profissionais, ajudando os empreendedores a se destacar no mercado”, diz Felipe Godoy, diretor de Marketing do Canva na América Latina.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, o Brasil é seu segundo maior país em número de usuários, atrás apenas dos EUA. “Os brasileiros têm um grande foco em campanhas sazonais, como Carnaval, Black Friday, Natal e Dia das Mães”, diz o diretor de Marketing do Canva. Um dos trunfos da plataforma, facilitando a atividade de quem não sabe lidar com design, é a quantidade de modelos prontos para personalização. “Temos templates criados por designers brasileiros, além de ferramentas que facilitam a adaptação para promoções regionais”, destaca.

Como fazer bonito com o Canva

Para começar a usar o Canva, basta apenas acessar o site ou baixar o app da plataforma e criar uma conta. A partir desse cadastro inicial, é possível passar a utilizar a plataforma para fazer bonito nessa temporada de vendas. Para ajudar quem está começando, a empresa separou sete dicas básicas para incentivar e inspirar os usuários. São elas:

Continua após a publicidade

  • Criar uma identidade visual para a empresa. Na hora de começar um negócio ou loja, muita gente não sabe como criar um logotipo, definir as cores da marca ou escolher fontes. O Canva ajuda nessa proposta, para, nas palavras de Felipe Godoy, permitir que qualquer empresa tenha “uma identidade visual consistente”. Além disso, é possível reunir todas essas características – incluindo logos, fontes favoritas e modelos visuais – em um Kit de Marca. Mais do que apenas guardar os designs favoritos, o Kit de Marca também permite a aplicação do padrão visual da empresa em qualquer template, quase como um passe de mágica.
 Foto: Divulgação Canva
  • Deixar as imagens com aparência profissional. Ter produções visuais de qualidade com o Canva é muito fácil, por vários motivos. O primeiro é a enorme biblioteca de modelos prontos que a plataforma oferece, seja na versão gratuita ou na paga. São templates que ajudam a adequar a marca para diferentes segmentos, oportunidades e ocasiões do ano – incluindo as cores verde e vermelho no Natal. Além disso, ferramentas como Edição Mágica, Removedor de Fundo e Captura Mágica, baseadas em recursos de IA, também são grandes aliadas dos usuários, com ajustes em um ou poucos cliques. “Tudo é integrado e fácil de usar, mesmo para iniciantes”, diz Godoy. “Boas imagens e vídeos são essenciais porque chamam a atenção do público e geram mais engajamento, além de transmitir confiança.”

Continua após a publicidade

  • Ter uma comunicação clara e efetiva. Dificuldade de muitos empreendedores, saber o que escrever nas peças, legendas e descrições também é algo em que o Canva pode ajudar. Tudo graças à funcionalidade Texto Mágico, ferramenta otimizada de IA que ajuda a criar textos para os conteúdos, facilitando a difícil tarefa de escrever bem. “É algo que otimiza a comunicação e economiza muito tempo das pessoas”, ressalta o diretor de Marketing do Canva.
  • Apostar em vídeos e animações. Outra dica dada pelo executivo é utilizar a plataforma não só para criar textos e imagens estáticas, mas também vídeos e animações – essenciais para uma marca se destacar em redes sociais como o Instagram e o TikTok. Além de ferramentas exclusivas, o Canva também tem uma série de modelos animados prontos para personalização. “Percebemos a importância das redes sociais para o desenvolvimento de um pequeno negócio por meio do alto uso desses templates no Brasil”, diz Godoy.
  • Usar uma estratégia multicanal. Para quem quiser ter uma presença em várias plataformas, um bom conselho é utilizar a Conversão Mágica, uma ferramenta do Canva que ajuda qualquer empreendedor a adaptar seus conteúdos em diferentes formatos, como se tivessem uma agência de publicidade ou estúdio de design dentro de casa. “Com o Canva, microempreendedores podem criar materiais tão atraentes quanto os de grandes empresas, mas sem precisar de grandes investimentos. A velocidade e praticidade da plataforma permitem responder rapidamente às demandas do mercado”, diz o diretor de Marketing.
 Foto: Divulgação Canva

Continua após a publicidade

  • Compartilhar em diversas redes sociais. Além de permitir que os usuários criem conteúdos para várias plataformas, o Canva também tem ferramentas de gerenciamento das mídias sociais, disponíveis na versão paga, ajudando muito no dia a dia das pessoas. “Com a funcionalidade Compartilhar, o Canva integra-se a essas plataformas, facilitando o agendamento e publicação de posts, otimizando tempo dos empreendedores”, ressalta Godoy.
  • Utilizar impulsionamento de mídia segmentada. No mundo das vendas online, é importante direcionar a mensagem para o público certo. Outra dica dada por Felipe Godoy é não só a de produzir bons conteúdos, mas também patrocinar sua exibição na internet para o público que o empreendedor deseja atingir. Claro que essa dica só faz sentido se a possibilidade de patrocinar conteúdos estiver dentro do orçamento do microempreendedor.

Algumas das ferramentas citadas acima estão disponíveis apenas na versão paga do Canva, que custa R$ 35 por mês ou R$ 290 por ano, no plano de 12 meses. No entanto, não é preciso assinar o serviço para fazer um trabalho de qualidade profissional. “Nossa missão é empoderar o mundo por meio do design, e por isso a versão gratuita do Canva já é muito poderosa”, diz Felipe Godoy, ressaltando que a plataforma tem hoje mais de 170 milhões de usuários em todo o mundo. “Para quem deseja mais opções e ferramentas avançadas, a versão Pro pode agregar valor, especialmente para negócios que precisam produzir materiais regularmente.”

Na visão do executivo, a estratégia do Canva é seguir evoluindo e inovando para atender sempre às necessidades dos usuários. “Continuaremos investindo em inteligência artificial, recursos de colaboração e integração com plataformas populares. Nosso objetivo é empoderar empreendedores para que possam criar, crescer e se destacar em um mercado cada vez mais digital e competitivo”, diz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.