Maria Clara Lima, da Oxygen, enviada especial pelo Estadão a Cannes
Nesta quinta-feira, 22, duas gigantes de jogos e entretenimento se reuniram para uma sessão no Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece até 23 de junho na Riviera Francesa. Julia Goldin, chefe de Produtos e Marketing no grupo LEGO, e Adam Sussman, presidente da Epic Games, falaram sobre a parceria das marcas para democratizar a criatividade através do metaverso e apresentaram seus avatares nesse espaço de imersão.
Considerada "a marca mais amada do mundo" em 2020 - segundo uma pesquisa realizada pela empresa de análise social Talkwalker -, a LEGO quer se expandir para o mundo digital, onde já conta com o acesso de mais de 64 milhões de usuários. Com a ajuda da Epic Games e seu 'Unreal Engine', a ferramenta de criação 3D mais avançada do mundo, as marcas pretendem unir forças para mesclar o metaverso com o mundo real através de Digital Twins, ou cópias digitais das criações feitas com os blocos de montar.
Para a Epic Games, um dos principais motivos para impulsionar o metaverso é sua capacidade de democratizar o acesso à criatividade construída por comunidades. No Fortnite, jogo mais popular da plataforma, 40% do tempo jogado é passado em espaços construídos não pela Epic Games, mas pelos jogadores na plataforma.
Os palestrantes destacaram o potencial do metaverso na criação de espaços seguros e positivos para as crianças. "Nós sabemos que as crianças transitam entre real e digital sem nem perceber, então, estamos dedicados a possibilitar que elas alcancem seu potencial como criadores digitais", afirmou o presidente da Epic Games.
Adam Sussman falou sobre a ideia de que a tecnologia irá potencializar a criatividade, resgatando um conceito mencionado por Brad Lightcap, da OpenAI, em uma palestra realizada nessa terça-feira, 20. Para eles, a criatividade será sobrealimentada pela tecnologia, potencializando a capacidade criativa humana.
Cobertura especial
O Estadão é o representante oficial do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. Este ano, a cobertura do evento é feita em parceria com as empresas RZK Digital, Oxygen e THE LED. Além das informações publicadas diariamente nas diferentes plataformas do jornal, a divulgação contou com o reforço de 20 totens de mídia de mobiliário urbano (Digital-Out-Home, na sigla em inglês) instalados nas principais agências de publicidade do país.