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Warc Awards: Brasil leva ‘Grand Prix’ para a América Latina com campanha da Gut para o Mercado Livre

Em parceria com o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, a premiação homenageia campanhas com melhores casos de efetividades nos negócios

Foto do author Wesley Gonsalves
Atualização:

O Warc Award For Creative Effectiveness, premiação associada ao Cannes Lions, anunciou nesta quinta-feira, 13, a lista de vencedores do Grand Prix da edição de 2024 do evento. Representando o Brasil, entre os escolhidos, o Mercado Livre foi o vencedor na categoria que escolheu a melhor ação publicitária para América Latina, com uma campanha de Black Friday criada pela agência Gut.

Segundo a entidade, a premiação homenageia as melhores campanhas de marketing feitas em todo o mundo, além de impulsionar o sucesso comercial dos negócios.

Gigante argentino do e-commerce levou para o Brasil o principal prêmio do Warc Awards na América Latina com uma campanha criada pela agência GUT Foto: Aline Bronzati/Estadão

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A cerimônia de entrega dos troféus será realizada com as agências e anunciantes durante a semana do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. O Estadão é o representante oficial do Cannes Lions no Brasil e realizará a cobertura completa do evento que será realizado a partir de segunda-feira, 17, na Riviera Francesa.

Ao todo, seis Grands Prix foram concedidos para os melhores trabalhos inscritos. O processo de julgamento contou com a presença de 12 presidentes de júri regionais representado por executivos do mercado de diferentes regiões, como Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África, América Latina e América do Norte.

“Selecionados entre 22 inscrições regionais premiadas com o ouro, os Grands Prix mostram o melhor trabalho de como os profissionais de marketing estão impulsionando o crescimento em diferentes setores e públicos e para marcas locais e globais”, conta a entidade, no comunicado sobre os vencedores.

Assertividade que impulsiona

Na ação do gigante argentino do e-commerce, a agência de publicidade utilizou ferramentas de inteligência artificial para ativar cupons de descontos durante a programação da Globo, liberando as promoções toda vez que os apresentadores, ou personagens de filmes e novelas, se cumprimentavam apertando as mãos.

A inspiração da agência de publicidade para criar a campanha “Tá na mão” surgiu do próprio logo da companhia e o seu clássico “aperto de mãos”. Essa conexão entre a história da companhia e o uso em forma de publicidade garantiu à empresa o prêmio, como conta o presidente do júri na categoria e CMO da Telkon para África do Sul, Gugu Mthembu.

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“Além do impacto instantâneo que causou, a maneira como o Mercado Livre e a GUT aproveitaram o ativo da marca do aperto de mão jamais será esquecida por aqueles que interagiram com a campanha”, avalia o executivo.

Para Mthembu, a ideia criativa da agência conseguiu passar “sem problemas” da mídia tradicional, na ativação na Globo, para o universo digital, levando os espectadores para a plataforma de marketplace. “Isso foi o que lhe deu um impulso brilhante, e deu vida a ela de uma forma que a destacou de todos os outros casos em que táticas semelhantes foram usadas. Foi isso que o júri adorou”, afirmou o CMO.

Essa foi a primeira vez que a Globo utilizou esse formato de ativação publicitária dentro da sua grade de programação, que ia desde os matinais aos filmes exibidos ao longo do dia. A cada aperto de mãos veiculado na programação, o canal exibia um QR Code na tela, direcionando os espectadores para as promoções do e-commerce argentino.

“Ganhar o Warc é sempre incrível, não só porque premia ideias disruptívas, mas porque o prêmio leva em consideração uma estratégia de marca muito bem elaborada e que traduz o que a companhia faz”, comemora o líder de branding de Mercado Livre no Brasil, Iuri Maia. “No ano passado, nós conseguimos trazer o ‘Tá na mão’, que mostra com eficiência e o impacto incrível de construir uma mensagem de varejo de uma maneira que chama a atenção”, complementa o executivo.

Para discutir sobre os impactos do aquecimento global e os seus impactos, Governo de Tuvalu (país da Oceania) criou a campanha sobre o desaparecimento do seu território; ação foi uma das vencedoras do Warc Awards Foto: Divulgação Warc Awards

Sobre o Warc Awards

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A premiação do Warc Award For Creative Effectiveness é uma das divisões de negócios da Ascential, gigante britânica do mercado criativo que também é responsável pela organização do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que tem o Estadão como representante oficial no País.

“Criamos o Prêmio Warc buscando a plataforma ideal para o setor mostrar por que o marketing é importante. Queremos ver o melhor trabalho que proporcionou um sucesso comercial real e causou um impacto na cultura”, disse, em nota, o diretor de premiações da Warc, John Bizzell.

Veja a lista completa de vencedores de Grand Prix do Warc Awards 2024.

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Grand Prix de Impacto Cultura

“Changing the education system to keep girls in school”, da Leo Burnett, Mumbai, Índia, para a Whisper

Grand Prix de Impacto Instantâneo

“Tá na mão”Handshake Hunt’ da GUT, São Paulo, para o Mercado Livre.

Grand Prix de Crescimento de Longo Prazo

‘Big enough to make a difference’ da Nord DDB, Estocolmo, Suécia, para o McDonald’s

Grand Prix de Parcerias e Patrocínios

‘Absolutely Heinz – Bringing two iconic household brands together to go absolutely viral’ da VML Barcelona, Espanha, para Heinz

Grand Prix de Pensamento Estratégico

‘How can a country exist without land?’ da The Monkeys e Accenture Song, Sidney, Austrália, para o governo de Tuvalu (País da Oceania)

Grand Prix de Uso de Dados

‘Democratising technology to help farmers fight climate change’ Da Leo Burnett, Mumbai, Índia, para a Lay’s

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