Warc Awards: Brasil leva ‘Grand Prix’ para a América Latina com campanha da Gut para o Mercado Livre

Em parceria com o Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, a premiação homenageia campanhas com melhores casos de efetividades nos negócios

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Foto do author Wesley Gonsalves
Atualização:

O Warc Award For Creative Effectiveness, premiação associada ao Cannes Lions, anunciou nesta quinta-feira, 13, a lista de vencedores do Grand Prix da edição de 2024 do evento. Representando o Brasil, entre os escolhidos, o Mercado Livre foi o vencedor na categoria que escolheu a melhor ação publicitária para América Latina, com uma campanha de Black Friday criada pela agência Gut.

Segundo a entidade, a premiação homenageia as melhores campanhas de marketing feitas em todo o mundo, além de impulsionar o sucesso comercial dos negócios.

Gigante argentino do e-commerce levou para o Brasil o principal prêmio do Warc Awards na América Latina com uma campanha criada pela agência GUT Foto: Aline Bronzati/Estadão

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A cerimônia de entrega dos troféus será realizada com as agências e anunciantes durante a semana do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade. O Estadão é o representante oficial do Cannes Lions no Brasil e realizará a cobertura completa do evento que será realizado a partir de segunda-feira, 17, na Riviera Francesa.

Ao todo, seis Grands Prix foram concedidos para os melhores trabalhos inscritos. O processo de julgamento contou com a presença de 12 presidentes de júri regionais representado por executivos do mercado de diferentes regiões, como Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio e África, América Latina e América do Norte.

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“Selecionados entre 22 inscrições regionais premiadas com o ouro, os Grands Prix mostram o melhor trabalho de como os profissionais de marketing estão impulsionando o crescimento em diferentes setores e públicos e para marcas locais e globais”, conta a entidade, no comunicado sobre os vencedores.

Assertividade que impulsiona

Na ação do gigante argentino do e-commerce, a agência de publicidade utilizou ferramentas de inteligência artificial para ativar cupons de descontos durante a programação da Globo, liberando as promoções toda vez que os apresentadores, ou personagens de filmes e novelas, se cumprimentavam apertando as mãos.

A inspiração da agência de publicidade para criar a campanha “Tá na mão” surgiu do próprio logo da companhia e o seu clássico “aperto de mãos”. Essa conexão entre a história da companhia e o uso em forma de publicidade garantiu à empresa o prêmio, como conta o presidente do júri na categoria e CMO da Telkon para África do Sul, Gugu Mthembu.

“Além do impacto instantâneo que causou, a maneira como o Mercado Livre e a GUT aproveitaram o ativo da marca do aperto de mão jamais será esquecida por aqueles que interagiram com a campanha”, avalia o executivo.

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Para Mthembu, a ideia criativa da agência conseguiu passar “sem problemas” da mídia tradicional, na ativação na Globo, para o universo digital, levando os espectadores para a plataforma de marketplace. “Isso foi o que lhe deu um impulso brilhante, e deu vida a ela de uma forma que a destacou de todos os outros casos em que táticas semelhantes foram usadas. Foi isso que o júri adorou”, afirmou o CMO.

Essa foi a primeira vez que a Globo utilizou esse formato de ativação publicitária dentro da sua grade de programação, que ia desde os matinais aos filmes exibidos ao longo do dia. A cada aperto de mãos veiculado na programação, o canal exibia um QR Code na tela, direcionando os espectadores para as promoções do e-commerce argentino.

“Ganhar o Warc é sempre incrível, não só porque premia ideias disruptívas, mas porque o prêmio leva em consideração uma estratégia de marca muito bem elaborada e que traduz o que a companhia faz”, comemora o líder de branding de Mercado Livre no Brasil, Iuri Maia. “No ano passado, nós conseguimos trazer o ‘Tá na mão’, que mostra com eficiência e o impacto incrível de construir uma mensagem de varejo de uma maneira que chama a atenção”, complementa o executivo.

Para discutir sobre os impactos do aquecimento global e os seus impactos, Governo de Tuvalu (país da Oceania) criou a campanha sobre o desaparecimento do seu território; ação foi uma das vencedoras do Warc Awards Foto: Divulgação Warc Awards

Sobre o Warc Awards

A premiação do Warc Award For Creative Effectiveness é uma das divisões de negócios da Ascential, gigante britânica do mercado criativo que também é responsável pela organização do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que tem o Estadão como representante oficial no País.

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“Criamos o Prêmio Warc buscando a plataforma ideal para o setor mostrar por que o marketing é importante. Queremos ver o melhor trabalho que proporcionou um sucesso comercial real e causou um impacto na cultura”, disse, em nota, o diretor de premiações da Warc, John Bizzell.

Veja a lista completa de vencedores de Grand Prix do Warc Awards 2024.

Grand Prix de Impacto Cultura

“Changing the education system to keep girls in school”, da Leo Burnett, Mumbai, Índia, para a Whisper

Grand Prix de Impacto Instantâneo

“Tá na mão”Handshake Hunt’ da GUT, São Paulo, para o Mercado Livre.

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Grand Prix de Crescimento de Longo Prazo

‘Big enough to make a difference’ da Nord DDB, Estocolmo, Suécia, para o McDonald’s

Grand Prix de Parcerias e Patrocínios

‘Absolutely Heinz – Bringing two iconic household brands together to go absolutely viral’ da VML Barcelona, Espanha, para Heinz

Grand Prix de Pensamento Estratégico

‘How can a country exist without land?’ da The Monkeys e Accenture Song, Sidney, Austrália, para o governo de Tuvalu (País da Oceania)

Grand Prix de Uso de Dados

‘Democratising technology to help farmers fight climate change’ Da Leo Burnett, Mumbai, Índia, para a Lay’s

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