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CEOs mulheres chegam ao Cannes Lions para discutir sobre negócios e equidade no mercado publicitário

Executivas desembarcam na Riviera Francesa para guiar clientes no festival, realizar encontros com lideranças internacionais e também fomentar a pauta de equidade de gênero na indústria

Foto do author Wesley Gonsalves
Atualização:

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - No momento em que o mercado publicitário brasileiro registra o maior número de mulheres na alta liderança dos principais negócios criativos do País, as executivas desembarcam na Riviera Francesa para o Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions com tarefas que vão de fechar negócios, guiar os clientes no evento e também garantir mais espaço para futuras líderes dentro do setor.

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De acordo com a última atualização do ranking das maiores agências de publicidade do Brasil, realizado pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário - o Cenp-Meios -, em termos de investimento em compra de mídia, das 20 primeiras colocadas na lista, hoje seis são chefiadas por mulheres, entre elas a BETC Havas (2º), com Carol Boccia, Glaucia Montanha na Artplan (3º), Renata Bokel na WMcCann (4º), Publicis Brasil (9º) com a chegada de Gabriela Borges, VML (10º) e (Wunderman Thompson (13º) liderada por Karina Ribeiro, após o movimento de fusão das duas marcas, e Lew’Lara\TBWA (17º) com Marica Esteves.

A diretora executiva do Cenp-Meios, Regina Augusto, lembra que as questões de igualdade de gênero e racial dentro do mercado publicitário brasileiro deixaram de ser apenas uma demanda social e se tornaram uma questão crucial para os negócios. “Além de demonstrarem competência e impacto no desenvolvimento de seus negócios, acredito que o ponto crucial é a influência que essas líderes exercem sobre seus pares e sobre a nova geração de publicitários. Inspirar e apoiar outras mulheres a alcançarem posições de liderança cria um movimento irreversível”, afirma a diretora.

Apesar dos recentes avanços, os números de executivas no comando ainda estão longe de alcançar a equidade de gênero no setor, como mostra um levantamento da entidade de mapeou, em 2023, que apenas 15% das agências eram chefiadas por CEOs mulheres. “Em Cannes, é fundamental que essas executivas ocupem espaços de destaque, liderem discussões e tenham visibilidade. A máxima da publicidade ‘quem é visto, é lembrado’ deve ser aplicada. Nós precisamos de mais mulheres da indústria nas ruas, no Palácio dos Festivais, mas, principalmente, liderando os debates no palco principal e nos diversos júris do evento”, enfatiza Regina.

Gabriela Onofre, presidente do Grupo Publicis no Brasil, vê papel das executivas como fundamental para fomentar mais espaço para as mulheres no mercado criativo  Foto: WERTHER SANTANA / ESTADAO

Avanços recentes

Por muitos anos a única mulher a ocupar o cargo de CEO de uma das principais agências de publicidade do País, Marcia Esteves, presidente da Lew’Lara\TBWA e da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), a executiva faz sua estreia no Cannes Lions como membro do júri, na categoria Creative Business Transformations Lions. Além das demandas do grupo de delegados que decidem quem serão os vencedores na categoria, ela também vai dividir o seu tempo na Riviera entre as atividades do Cannes Lions e como guia da “comitiva” de clientes levados pela agência ao evento.

Sobre o papel do festival em fomentar a diversidade e equidade de gênero, a executiva acredita que o avanço se dará pelo exemplo das mulheres que já estão no setor. “Vemos cada vez mais uma participação ativa das mulheres: em palestras, no júri, nas fichas técnicas das peças premiadas. Precisamos normatizar mulheres na liderança e isso só acontece através do exemplo, que vem acontecendo de forma mais efetiva ano após ano”, afirma Marcia.

Co-presidente da BETC Havas desde janeiro deste ano, Carol Boccia destaca a importância do Festival de Cannes Lions como um vetor da pauta de diversidade e inclusão. Ela lembra que, ao longo dos anos, o evento foi responsável por pautas e impulsionar mudanças sociais importantes dentro da indústria. “É um grande lugar para fomentar o espaço das mulheres, destacando e premiando trabalhos liderados por mulheres, promovendo painéis de discussão sobre a igualdade de gênero e criando programas de mentoria que conectem jovens talentos femininos com executivas experientes”, diz.

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Carol Boccia, co-presidente da BETC Havas, é um dos nomes de executivas alçadas à alta liderança recentemente no mercado brasileiro.  Foto: Luigi Dias/ Divulgação BETC Havas

Segundo a executiva, este é um momento histórico e extremamente significativo para o mercado nacional e internacional na publicidade “Eu fico muito feliz em ver um número cada vez maior de mulheres ocupando cargos de alta liderança em agências de publicidade e isso não só reflete a evolução e o progresso na busca pela igualdade de gênero, mas também demonstra que a diversidade de perspectivas é fundamental para a inovação e o sucesso nos negócios criativos”, comemora.

Mulheres que puxam mulheres

Com data marcada para ir ao Palácio dos Festivais, a CEO do Grupo Publicis no Brasil, Gabriela Onofre retorna à Cannes um ano após ter sua chegada na gigante francesa anunciada durante o festival internacional de criatividade. Desde que assumiu a posição, em agosto do ano passado, a executiva tem movimentado as estruturas dos negócios ligados à companhia e colocado nomes de mulheres para chefiar posições importantes, como a vinda de Ximena Villamil como vice-presidente de mídia da Publicis Groupe Media, Dea Fernandes para a vice-presidência de operações, Paula Ganem para vice-presidente de comunicação do Grupo Publicis Brasil, e mais recentemente Gabriela Borges para o cargo CEO da agência Publicis, até então ocupado por Eduardo Lorenzi.

“Quando uma mulher chega a uma posição de liderança em uma sociedade com tantos entraves de crescimento profissional como a nossa, é porque ela já superou inúmeros obstáculos. Aprendeu a gerenciar times, foi resiliente e se aperfeiçoou tecnicamente. Esse atitudinal é muito positivo para estabelecer diretrizes de gestão e busca de resultados na indústria criativa, que pela própria natureza pede um ambiente mais livre, mas exige uma constante busca pela excelência”, afirma Gabriela, que complementa. “As mulheres sabem muito bem gerenciar essas demandas e costumam ter um olhar atento para questões igualmente fundamentais, como as pautas de diversidade.”

Por muitos anos, Marcia Esteves foi a única executiva mulher na chefia das agências listadas entre as 20 maiores do País, segundo o Cenp-Meios Foto: TABA BENEDICTO

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

De acordo com a executiva, além da agenda clássica de negócios, que envolve encontros com os membros da comunidade criativa, festas e reuniões com representantes globais das empresas, neste ano, a expectativa é conseguir alavancar a pauta feminina entre um compromisso e outro. “Durante o Festival, particularmente, eu espero poder acompanhar palestras de mulheres como a Queen Latifah que vão abordar assuntos que perpassam a pauta da inclusão e da aceitação do corpo feminino”, adianta a CEO do Grupo Publicis no País.

A mais recente das executivas a ser catapultada ao posto mais alto das agências, é a presidente da Publicis Brasil, Gabriela Borges, que assumiu o posto antes ocupado por Eduardo Lorenzi. A executiva lembra que o momento de mais diversidade dentro da alta liderança dos negócios é ainda mais significativo no País, porque além de abrir as portas para mais mulheres nos negócios, esses movimentos recentes reconhecem o trabalho das profissionais que estavam há anos no setor, a exemplo de Carol Boccia na Betc Havas, Karina Ribeiro no grupo WPP e Renata Bokel na WMcCann. “Neste ano, Cannes coroa um momento muito especial do mercado publicitário brasileiro, que está vivenciando a ascensão de diversas lideranças femininas”, diz Gabriela.

Abrir esse espaço de imersão e networking para quem está chegando no mercado é também um passo bem significativo

Karina Ribeiro, CEO da VML no Brasil

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Abrindo portas

Entre um painel e outro, nas reuniões de negócios com representantes internacionais das grandes corporações, a preocupação de todas as novas CEOs que chegam ao Cannes Lions é trazer mais mulheres e mais diversidade para as mesas.

Na sua primeira vez no festival representando a cadeira mais alta da WMcCann, Renata Bokel, comenta sobre a importância de usar a sua visibilidade dentro da agência para garantir a continuidade da pauta de equidade de gênero e outras pautas sociais. “A liderança feminina é capaz de conjugar três coisas importantes: um olhar atento para o negócio dos nossos clientes, a gestão de pessoas mais sensível, colaborativa e respeitosa, além de promover a diversidade e inclusão”, garante a CEO.

Além da presidente da agência, neste ano a WMcCann terá no evento a presença da publicitária Thamires Oliveira, que chega ao Cannes Lions em sua primeira participação, a convite da entidade Publicitários Negros, que fomenta a diversidade dentro do mercado criativo nacional. “Desde que fui jurada em 2019, havia essa preocupação de equilibrar a presença feminina tanto no júri, como nos painéis. Hoje, essa preocupação extrapola inclusive para a pauta racial, para que Cannes realmente reflita o nosso mercado e dos nossos consumidores”, afirma.

Na sua primeira visita à Riviera como CEO da WMcCann, Renata Bokel também terá a companhia da jovem criativa Thamires Oliveira Foto: Isabel Garcia/ Divulgação WMcCann

Assim como a Renata Bokel, a responsável pela fusão das agências VMLY&R e Wunderman Thompson, atual VML, Karina Ribeiro vê nesta edição do festival uma oportunidade para além das atuais executivas, mas de construir espaço para aquelas que virão. A presidente destaca a participação da publicitária Kenia Mattos, integrante do coletivo Publicitário Negros, que representa o Brasil na competição do Young Lions, divisão do festival que premia os jovens criativos com maior potencial em suas carreiras. “É sempre muito positivo ser parte de avanços como este, que trazem mais diversidade de olhares para a indústria. Ainda que tardio, é algo a se celebrar”, enfatiza Karina que continua. “Abrir esse espaço de imersão e networking para quem está chegando no mercado é também um passo bem significativo.”

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