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Influenciadores desembarcaram na Riviera francesa para ensinar e aprender no Cannes Lions

Participação se deve à presença crescente dos criadores de conteúdos nos últimos anos; agências querem conhecer como esses profissionais atuam, criando uma conexão com a Geração Z

Foto do author Wesley Gonsalves
Atualização:

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Nas festas, nos barcos, nas palestras, pelo Palácio dos Festivais e em todos os outros espaços do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, os influenciadores têm sua presença garantida na 71ª edição do evento global do mercado publicitário.

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Esta é a primeira edição em que a organização oficial do Cannes Lions criou um modelo de inscrição voltado especialmente para os criadores de conteúdo. A convite de marcas e das plataformas sociais, influenciadores desfilam pela Croisette a caminho das ativações dentro e fora do festival.

Ao Estadão, a vice-presidente de eventos do Cannes Lions, Thea Skelton, conta que os movimentos do festival em direção ao mercado da creators economy (economia dos criadores de conteúdo, em tradução livre) se deu após o aumento da presença desses profissionais no evento. Nos últimos anos, eles participaram de palestras e frequentaram algumas das principais ativações feitas pelas empresas parceiras na Riviera Francesa.

Vice-presidente de eventos do Cannes Lions, Thea Skelton conta que influenciadores começaram a frequentar o evento, o que levou a organização a pensar novas atrações para conectar esse público às marcas Foto: Cannes Lions/Divulgação

“Os criadores são uma parte cada vez mais importante do mercado e sua presença no Cannes Lions tem aumentado à medida que testemunhamos o crescimento da economia dos criadores”, diz ela. A executiva lembra que em 2023, a organização viu o fluxo desse público aumentar e ao questionar o motivo, os influenciadores eram taxativos: “Estamos vindo ao Cannes Lions para ver as marcas”, diz Thea.

“Os criadores fazem parte desse mix do marketing e eles viram a necessidade, e a oportunidade, de se beneficiar das oportunidades que o Cannes Lions traz. Eles querem entender seu potencial criativo”, afirma ela.

Com o aumento na presença desses criadores de conteúdo, outros players do setor também desembarcam no evento. Conforme apurou a reportagem, nesta edição do festival, agências focadas no marketing de influência começam a frequentar a região, para entender como conectar e se beneficiar desse movimento. Entre os países com mais representantes, o mercado americano têm, em disparado, o maior contingente de agências na Riviera em busca de negócios para seus agenciados.

O TikToker Jake Shane era um dos influenciadores convidados para o eventos do gigante do mundo do streaming Foto: Wesley Gonsalves/Estadão

Programação especial

Com a vinda desse novo público para Cannes, além de conversas com chefes de marketing das empresas, publicitários e CEOs, as palestras guiadas por influenciadores se transformaram em uma realidade na Riviera.

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Conforme divulgado pela organização do evento, na quinta-feira, 20, ao longo do dia, algumas das principais palestras devem discutir o futuro do mercado da creators economy, o papel dos criadores de conteúdo na construção das marcas e até como se aproximar do público da geração Z por meio dos influenciadores. A programação completa do evento pode ser acessada no site oficial do Cannes Lions e também no aplicativo para celular.

Para além das discussões no Palácio dos Festivais, nas confraternizações externas, o tema criadores de conteúdo também segue. Nos estandes de gigantes como Google, Tiktok, Snapchat, Netflix, Spotify, ente outros, o tema estará presente na grade de atividades da semana.

Representando o Brasil nesses debates, a influenciadora e empresária Camila Coutinho, dona da marca de beleza GE Beauty, se apresentará em uma mesa redonda em sua primeira visita ao Cannes Lions, após receber um convite da World Women Foundation.

Influenciadores pela cidade

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No primeiro dia de festival, nomes como Kenan Thompson, Jake Shane, Paris Hilton, e outros famosos das redes sociais participaram de palestras, festas e outros encontros realizados nos eventos paralelos ao festival de criatividade.

Assim como esse público chega ao Cannes Lions para aprender como usar da melhor maneira a criatividade dentro dos seus negócios pessoais, agências e anunciantes também buscam as respostas de como otimizar os seus investimentos nessas novas plataformas. O objetivo é conhecer quem são os influenciadores e ampliar os resultados de marca, utilizando a conexão dos criadores de conteúdo com seus clientes em potencial. “Coletivamente, no decorrer do Cannes Lions, poderemos desvendar esses desafios e ajudar a conduzir conversas significativas”, afirma a executiva de eventos do festival.

Na manhã desta terça-feira, 18, o CEO global da VML Jon Cook mediou uma conversa sobre o papel do humor na propaganda, que contou com a presença do influenciador e ator Kenan Thompson Foto: Soraya Ursine/Estadão

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Em busca dos investimentos

Dados de um relatório do Goldman Sachs sobre o mercado de influência apontam que até 2027, globalmente, o segmento deve movimentar cerca de US$ 500 bilhões (R$ 2,9 trilhões). Outro dado importante trazido pelo banco de investimentos é o “caminho” do dinheiro que sai dos anunciantes e chega direto aos criadores de conteúdo.

Conforme divulgado pelo relatório, quase 70% dos influenciadores digitais afirmaram que fecham negócios diretamente com as marcas, sem o intermédio de agências e outras empresas de assessoramento. Com isso, Thea, do Cannes Lions, acredita que o festival é o momento perfeito para que esses novos negócios entre as duas pontas sejam prospectados, haja vista a presença dos diferentes interlocutores de todos os segmentos criativos no calendário do evento no sul da França.

“Como temos todas essas partes diferentes em um só lugar, o festival está bem posicionado para facilitar uma conversa e ajudar todas as partes a obter algum progresso. Essa é sempre uma semana muito especial no calendário criativo, e as pessoas saem equipadas com as ferramentas e os insights necessários para voltar às suas empresas e implementar o que aprenderam para impulsionar o crescimento”, diz.

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