Conteúdo Patrocinado

Mobilidade e serviços com preço justo impulsionam crescimento da inDrive no Brasil

Disponível em 140 cidades de todas as unidades da Federação, aplicativo viabilizou mais de 420 milhões de viagens em seis anos de atuação no País

Por inDrive e Estadão Blue Studio
4 min de leitura

A inDrive celebra uma série de números relevantes ao completar seis anos de atuação no País. Com 15 milhões de usuários e mais de 1,3 milhão de motoristas parceiros cadastrados, já foram realizadas mais de 420 milhões de viagens por meio do ecossistema de mobilidade, resultando em mais de 2,5 bilhões de quilômetros rodados no Brasil.

Criada em 2012, com sede em Montain View, Califórnia, a empresa atua em 47 países e já investiu mais de R$ 10 bilhões na operação brasileira. Está presente em 140 cidades do País, espalhadas por todas as 27 unidades da Federação, oferecendo diferentes soluções, como as categorias de Corridas na Cidade (Ride Hailing), Cidade a Cidade (viagens interurbanas), Entregas e Delivery (solução de logística B2B).

Stefano Mazzaferro, primeiro Country Manager local da inDrive Foto: Edvania Moreira

O principal diferencial da inDrive é o modelo de precificação peer-to-peer (P2P), permitindo que passageiros e motoristas parceiros negociem um preço justo diretamente, sem tarifas dinâmicas. Isso promove transparência e liberdade para ambas as partes.

Para consolidar e ampliar a presença no Brasil, a inDrive anunciou recentemente a nomeação do seu primeiro Country Manager local, Stefano Mazzaferro. O executivo é responsável por supervisionar as operações no País, direcionar a estratégia nacional, liderar a equipe local e aprimorar a eficiência nas áreas de marketing, operações e segurança.

“Esse movimento reforça o compromisso da inDrive com o mercado brasileiro”, diz Mazzaferro. “Meu objetivo principal é fortalecer a posição da empresa no País, alinhando nossas operações às oportunidades do mercado e à voz dos nossos usuários e clientes, sempre integrando estratégias globais a insights locais.”

O executivo projeta grandes oportunidades de crescimento para 2025. “Continuaremos investindo em recursos de segurança e em aprimorar a experiência dos nossos usuários, ao mesmo tempo que seguiremos expandindo a operação para mais cidades. O Brasil é um país imenso e vamos buscar ampliar nossos serviços para atender à crescente demanda brasileira, gerando impacto econômico e social nas regiões onde operamos”, avalia o Country Manager da inDrive Brasil.

Usuários satisfeitos

Do total de viagens realizadas ao longo do último ano pela inDrive no Brasil, 97,7% receberam avaliações ou feedbacks positivos (quatro ou cinco estrelas) por parte dos usuários e 99,97% foram concluídas sem nenhum incidente.

Os recursos de segurança foram aprimorados com a introdução da nova Central de Segurança, com layout desenhado para oferecer maior agilidade nos processos e novas funcionalidades. Entre as novidades, estão a avaliação dos nomes dos usuários, o novo sistema interno de suporte, a otimização do compartilhamento de corrida, a moderação das mensagens em chat e as chamadas seguras.

Outro importante avanço da inDrive em 2024 foi ter colocado em funcionamento o Ayan, software de microsserviços que transformou a arquitetura da sessão de Ride Hailing do aplicativo. A mudança proporciona mais estabilidade, escalabilidade e flexibilidade de desenvolvimento. Com isso, tornou-se possível ampliar a base de usuários simultâneos no aplicativo, sem comprometer a funcionalidade-núcleo. Após a transição para o Ayan, o tempo de carregamento do formulário de pedido de passageiros no Brasil foi acelerado em 14% no iOS e 17% no Android.

Focada em resolver problemas reais dos consumidores, a vertical de entregas da inDrive experimentou, ainda, significativa expansão neste ano – aumento de 36% na quantidade de pedidos –, consolidando-se como uma das plataformas de maior crescimento entre os usuários de aplicativos de entrega de última milha (last mile delivery) para pequenas cargas no Brasil. Trata-se de um reflexo da adaptabilidade da empresa às demandas do mercado, em que a intermediação da entrega de mercadorias via aplicativo tem se tornado cada vez mais comum nas grandes cidades.

Na área de marketing, a empresa se conectou à maior paixão dos brasileiros, o futebol. Tornou-se patrocinadora oficial das equipes masculina e feminina do Flamengo, o clube com maior torcida do País, parceria que envolve todas as categorias, incluindo as de base. A marca será exibida nos uniformes das Meninas da Gávea, nas placas de microfone durante as coletivas do futebol masculino e em inserções na FlaTV.

A inDrive vê grandes oportunidades para o Brasil no próximo ano, com planos de expansão de suas operações em território nacional e a ampliação dos serviços oferecidos para atender à crescente demanda do mercado brasileiro. A empresa aposta em um modelo de negócios que promove o desenvolvimento social e econômico, gerando valor em cadeia nos 47 países onde está presente, incluindo o Brasil, sempre com liberdade e preços justos para todas as partes envolvidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.