PUBLICIDADE

Publicidade

National Geographic encerrará venda da revista em bancas no ano que vem

Empresa irá focar em seu produto digital e oferecerá edições especiais nas bancas; assinantes ainda receberão cópias impressas mensais

Foto do author Redação
Por Redação

A familiar capa com borda amarela da revista mensal National Geographic não estará mais à venda nas bancas a partir do próximo ano, como parte dos cortes que afetam a publicação.

PUBLICIDADE

O foco da empresa está se voltando para seu produto digital e ela oferecerá edições especiais nas bancas, disse um porta-voz na quinta-feira, 29. Os assinantes ainda receberão uma cópia impressa a cada mês.

As vendas nas bancas representam uma pequena porcentagem da circulação mensal da revista, de pouco menos de 1,8 milhão de exemplares, disse a publicação.

Mesmo uma revista que começou a ser publicada em 1888 não está imune às dificuldades financeiras que afetam a mídia. Conhecida por suas fotografias coloridas de todas as partes do mundo, a revista foi iniciada há mais de um século pela National Geographic Society, que apoia a ciência e a exploração.

O controle da National Geographic mudou duas vezes na última década, primeiro em uma venda para a 20th Century Fox antes de ser adquirida pela Walt Disney Corp. em 2019. A revista foi atingida por uma série de demissões.

Capa da National Geographic; revista impressa não será mais vendida nas bancas a partir do ano que vem.  Foto: Joel Boh/Reuters

Craig Welch postou no Twitter na quarta-feira que sua nova edição da revista acabou de chegar, apresentando sua 16a e última matéria como redator sênior da revista. “A NatGeo está demitindo todos os redatores de sua equipe”, escreveu ele.

A revista diz que embora esteja correto que a publicação não tem mais ninguém com o título de “escritor”, ela tem pessoas que escrevem e editam. Em vez disso, a revista recorrerá a não funcionários para escrever histórias. As mudanças ocorreram como resultado de uma reorganização em abril.

Publicidade

A empresa não quis discutir quantas pessoas perderam seus empregos.

“A National Geographic continuará a publicar uma revista mensal dedicada a narrativas multiplataforma excepcionais com impacto cultural”, diz o porta-voz Chris Albert. “Mudanças de equipe não mudarão nossa capacidade de fazer este trabalho, mas nos darão mais flexibilidade para contar histórias diferentes e encontrar nosso público onde ele estiver em nossas diversas plataformas. Qualquer insinuação de que as mudanças recentes impactarão negativamente a revista ou a qualidade de nosso ‘storytelling’ é simplesmente incorreta.” / AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.