Navio de carga movido a vento realiza primeira viagem

Embarcação usa grandes velas de até 37,5 m de altura; objetivo do projeto é acelerar o processo de tornar o transporte marítimo mais ecológico

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Por Redação

Pyxis Ocean, da Mitsubishi Corporation e fretado pela Cargill, é o primeiro navio a ser readaptado com duas WindWings, que são grandes velas de até 37,5 m de altura que podem ser instaladas no convés de navios cargueiros para aproveitar a energia eólica, como parte de um projeto para acelerar a descarbonização do setor. Pyxis Ocean está agora em águas marítimas, realizando sua viagem inaugural.

Navio de carga movido a vento realiza primeira viagem Foto: AP / Divulgação

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Produzida pela Yara Marine Technologies, é esperado que a tecnologia gere uma economia média de combustível de até 30% em embarcações novas, o que pode ser ainda maior se utilizado em combinação com combustíveis alternativos, segundo comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira, 21.

“O setor naval está em uma jornada para descarbonizar, o que não é fácil, mas animador”, disse Jan Dieleman, presidente da Unidade de Transporte Naval da Cargill. O projeto WindWings é financiado conjuntamente pela União Europeia como parte da iniciativa Horizon 2020. O desempenho será monitorado nos próximos meses para aprimorar ainda mais o projeto.

A BAR Technologies e a Yara Marine Technologies já estão planejando construir centenas de velas nos próximos quatro anos. “O vento é um combustível quase marginal e sem custos, e a oportunidade de reduzir emissões, junto com ganhos significativos de eficiência em custos operacionais dos navios, é substancial”, disse John Cooper, diretor executivo da BAR Technologies, no comunicado.

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Segundo os envolvidos, em uma rota internacional média, as WindWings podem poupar 1,5 tonelada de combustível por vela ao dia, com a possibilidade de poupar mais em rotas transoceânicas. Isso pode significar que os proprietários de navios economizem óleo combustível pesado em cerca de US$ 800 por tonelada./AP

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