CEO da UnitedHealthcare, ex-dona da Amil, é baleado e morto do lado de fora de hotel em Nova York

Thompson era esperado em reunião de investidores quando foi baleado do lado de fora do Hilton, por volta das 6h45 desta quarta-feira, 4, por atirador que fugiu a pé e depois pegou bicicleta elétrica na direção do Central Park, a cinco quarteirões dali

PUBLICIDADE

Publicidade
Por Jake Offenhartz (Associated Press), Karen Matthews (AP) e Michael R. Sisak (AP)
Atualização:

NOVA YORK - Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, foi baleado e morto no centro de Manhattan, em Nova York, na manhã desta quarta-feira, 4, no que os investigadores suspeitam que tenha sido uma execução à frente do hotel onde a seguradora de saúde realizava um encontro com investidores.

PUBLICIDADE

Até esta noite de quarta-feira, 4, a polícia ainda não tinha uma hipótese definida para o motivo do crime. Um dos caminhos de investigação veio com depoimento da esposa de Thompson, Paulette Thompson: ela disse à NBC News que o marido tinha lhe dito que “havia algumas pessoas que o estavam ameaçando”. Ela disse que não tinha detalhes, mas sugeriu que as ameaças podem ter envolvido problemas com a cobertura do seguro.

Eric Werner, o chefe de polícia no subúrbio de Minneapolis onde Thompson morava, porém, disse que seu departamento não recebeu nenhum relato de ameaças contra o executivo.

Reprodução de imagem de vídeo de câmera de segurança obtido pela AP mostra o atirador parando e apontando uma arma para as costas de Thompson Foto: AP

O assassinato foi um “ataque audacioso e direcionado”, disse Jessica Tisch, comissária de polícia da cidade de Nova York. A governadora de Nova York, Kathy Hochul, descreveu o acontecido como “tiroteio horrível e direcionado”.

Publicidade

Thompson, 50, era esperado para falar na reunião de investidores quando foi baleado, por volta das 6h45, do lado de fora do New York Hilton Midtown por um atirador que fugiu a pé e depois pegou uma bicicleta elétrica na direção do Central Park, conforme as apurações iniciais. A polícia divulgou imagens do atirador em ação e em fuga.

O executivo caminhava sozinho até o Hilton a partir de um hotel próximo, conforme a polícia. O atirador parecia estar “à espreita por vários minutos” antes de se aproximar de Thompson por trás e abrir fogo, disse a comissária de polícia.

Thompson atuou como CEO por mais de três anos e estava na empresa desde 2004 Foto: United Health Group/NYT

Um vídeo de câmera de segurança revisado pelos investigadores mostra o atirador surgindo de trás de um carro estacionado, parando e apontando uma arma para as costas de Thompson, segurando-a com as duas mãos e atirando várias vezes a vários metros de distância.

O homem continua atirando, interrompido por um breve emperramento da arma, enquanto Thompson tropeça para frente e cai na calçada. O atirador é então visto passando por Thompson e saindo do quadro.

Publicidade

“Ao assistir ao vídeo, nota-se que ele parece ser proficiente no uso de armas de fogo, pois conseguiu resolver os problemas de funcionamento muito rapidamente”, disse o chefe de detetives do NYPD, Joseph Kenny.

Imagem divulgada pela polícia de Nova York mostra o atirador de frente, nas imediações do hotel Foto: NYPD/AP

“Muitas pessoas passaram pelo suspeito, mas ele parecia esperar pelo alvo pretendido”, disse a comissária de polícia da cidade de Nova York, Jessica Tisch, acrescentando que o tiroteio “não parece ser um ato aleatório de violência”.

O executivo baleado foi levado para um hospital, mas não resistiu. Embora as autoridades tenham afirmado que o ataque parecia ter um alvo, ainda não tinham o motivo do tiroteio.

O atirador, vestido com um moletom com capuz e carregando uma mochila cinza distinta, fugiu a pé por um beco antes de pedalar com uma e-bike na direção do Central Park. A busca ao atirador incluiu drones, helicópteros e cães.

Publicidade

O prefeito Eric Adams disse que a polícia estava analisando as evidências do local, incluindo vídeos. “Parece ser claramente alvo de um indivíduo, e iremos prender esse indivíduo”, disse Adams.

Imagem divulgada pela política de Nova York mostra o atirador fugindo de bicicleta Foto: NYPD/AFP

Os investigadores recuperaram vários cartuchos de 9 mm do lado de fora do hotel e um celular no beco por onde o suspeito fugiu. Eles também estavam revistando o quarto de hotel de Thompson, entrevistando seus colegas da UnitedHealthcare e revisando suas redes sociais, disse Kenny.

A polícia disse que a e-bike que o atirador usou para ir ao Central Park veio do programa de compartilhamento de bicicletas da cidade, CitiBike. Um porta-voz da Lyft, que opera o programa, disse que a empresa ainda não havia sido procurada pela polícia.

O que é a UnitedHealthcare

A UnitedHealthcare é o braço de seguros da gigante do setor de saúde UnitedHealth Group Inc. A empresa, com sede em Minnetonka, Minnesota, estava programada para realizar sua reunião anual com investidores em Nova York para atualizar Wall Street sobre a direção e as expectativas da empresa para o próximo ano, de acordo com a assessoria de comunicação da empresa.

O Hilton fica em uma área movimentada de Manhattan, a poucos passos de locais turísticos como o Museu de Arte Moderna e o Rockefeller Center e a cinco quarteirões do Central Park, e costuma ficar lotado de turistas e funcionários de escritório nas manhãs dos dias de semana. A popular iluminação da árvore de Natal do Rockefeller Center está marcada para a noite desta quarta-feira, 4.

Parte do quarteirão onde ocorreu o tiroteio foi isolada com fita policial, com grande contingente de policiais no local. Muitas câmeras de segurança estão próximas.

Crime ocorreu nas imediaçõe do Hilton na região de Midtown, em Manhattan Foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP
Um policial de Nova York caminha do lado de fora de um hotel no centro de Manhattan, onde Brian Thompson, CEO da UnitedHealthcare, foi baleado na quarta-feira, 4, em Nova York Foto: Joe Frederick/AP

Thompson atuou como CEO por mais de três anos e estava na empresa desde 2004.

Em post na rede X, o governador de Minnesota, Tim Walz, afirmou: o Estado está “enviando nossas orações à família de Brian e à equipe da UnitedHealthcare”. “Esta é uma notícia horrível e uma perda terrível para a comunidade empresarial e de saúde em Minnesota”, escreveu o democrata.

Publicidade

A UnitedHealthcare é a maior provedora de planos Medicare Advantage dos Estados Unidos e também gerencia a cobertura de seguro saúde para empregadores e programas Medicaid financiados por Estados e pelo governo federal americano.

A relação da UHG com o Brasil

Até o final do ano passado, a United Health Group (UHG) era a dona da empresa Amil, a quarta maior operadora do Brasil, com 5,4 milhões de beneficiários. Em 22 de dezembro passado, o Estadão/Broadcast apurou que a empresa americana vendeu a Amil por R$ 11 bilhões ao empresário José Seripieri Filho, o Junior, que fundou a Qualicorp e a Qsaúde. A empresa norte-americana havia comprado por R$ 6,5 bilhões, em 2012, a companhia fundada pela família Bueno nos anos de 1970.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.