Cosan compra porto no Maranhão e faz parceria para investir em mineração

Valor pago pelo TUP São Luís será de R$ 720 milhões, por meio de sua controlada Atlântico; parceria em minério será com a Aura Minerals, em projeto no Pará

PUBLICIDADE

Publicidade
Por Reuters
Atualização:

A gigante dos combustíveis Cosan anunciou ontem uma nova estratégia de investimentos, por meio da qual poderá entrar em novos negócios. Esse movimento já inclui, segundo a empresa, a apresentação de proposta para a aquisição de 100% do TUP São Luís, terminal portuário de uso privado localizado na capital do Maranhão, por R$ 720 milhões, além da formação de uma parceria no setor de mineração.

A Cosan anunciou compra do TUP Porto São Luís, na capital do Maranhão Foto: Prefeitura de São Luis

PUBLICIDADE

A oferta pelo porto foi enviada pela Atlântico – controlada da Cosan –à São Luís Port Company, da chinesa CCCC, e aos acionistas minoritários que somam participação de 49% no terminal, disse a companhia. O fechamento da operação está sujeito a condições, como aprovações regulatórias e concorrenciais, bem como a aprovações societárias da CCCC.

Além disso, a iniciativaenvolve a assinatura de um memorando de entendimento, também por meio da Atlântico, para entrada na área de mineração por meio de uma joint venture com o Grupo Paulo Brito, controlador da Aura Minerals, que irá explorar minério de ferro para escoamento pelo porto.

O memorando prevê que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia – ou seja, 50% das ações ordinárias da empresa. O primeiro projeto mineral a ser explorado pela joint venture está localizado próximo a Parauapebas (PA), na região de Carajás, conectado ao porto pela estrada férrea de Carajás, e tem início de exploração previsto para 2025.

Publicidade