A CR Zongshen, que em 2009 comprou a brasileira Kasinski, está construindo em Manaus um centro industrial que vai abrigar, além de uma nova fábrica, com capacidade para 180 mil motocicletas ao ano, um grupo de fornecedores para operar em sistema modular. Três empresas da China já confirmaram unidades para produzir chassis, assentos e peças plásticas, hoje importadas. Fabricantes de outras peças estão em negociação.O grupo espera, com isso, adquirir localmente 45% das peças usadas na produção. Hoje, compra no máximo 20% de empresas instaladas no País e o restante traz principalmente da China, onde a Zongshen produz 2 milhões de motos anualmente. ?Vamos adotar no Brasil o mesmo sistema de clusters usado na China, com fabricantes de componentes instalados ao lado da fábrica?, diz Claudio Rosa Junior, presidente da CR Zongshen. O engenheiro brasileiro Rosa Junior, dono da CR Motors, e a chinesa Zongshen têm parceria de 50% cada na CR Zongshen, que se instalou em Manaus após comprar a empresa do empresário Abraham Kasinsky. O grupo manteve a marca nas motos e na fachada das concessionárias.O centro industrial ficará pronto em 2013. Está sendo erguido em área própria, para onde a linha atual de montagem, que funciona em prédio alugado, será transferida. Outra fábrica será inaugurada no segundo semestre em Sapucaia (RJ) e concentrará a produção de motos e bicicletas elétricas. A unidade se chamará ePower e terá capacidade para 20 mil veículos ao ano. ?Vamos produzir três modelos de motos elétricas e dois de bicicletas?, informa Rosa Junior. Até agora, a CR Zongshen investiu US$ 80 milhões (R$ 130 milhões), montante modesto para as ambições do grupo, que este ano quer vender 70 mil veículos no atacado (para as lojas), ante 23,7 mil em 2009. Rosa Junior diz que mais R$ 50 milhões serão gastos este ano em marketing. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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