A família Moreira Salles, que está entre os principais acionistas do Itaú Unibanco, se transformou no maior sócio do grupo francês Elis, que presta serviços de aluguel e limpeza de uniformes e roupas para indústria de hotéis, bares, restaurantes e hospitais na Europa e América Latina. Comprando ações no mercado, chegou a 15,07% do capital do grupo e afirma em comunicado aos reguladores franceses que tem interesse em adquirir mais ações, dependendo das condições do mercado, embora não tenha intenção de adquirir o controle.
A aquisição dos papéis da francesa foi feita pela Brasil Warrant Administração de Bens e Empresas (BWSA), firma de investimentos sediada em São Paulo que cuida da fortuna da família. Com as compras, a família chegou a 13,21% das ações com direito a voto, segundo o comunicado.
A aposta dos Moreira Salles no grupo francês começou em 2023, quando adquiriu 6,3% das ações da Elis, grupo avaliado em 4,5 bilhões de euros nessa segunda-feira. A participação foi crescendo até chegar a 11,51% no começo de novembro, elevada nos últimos dias para acima dos 15%.
Leia mais sobre Negócios
Até então, o CPP IB, fundo de pensão do Canadá, era o maior acionista da Elis, empresa que é a maior da Europa no segmento e a segunda no mundo, onde opera em 30 países. O fundo detém 11,88% da empresa.
A família Moreira Salles, além do setor financeiro e do grupo francês, investe na produção de nióbio e em companhias como a Alpargatas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.