Motoristas poderão tirar os olhos da estrada em dois anos, diz a Ford

Se cumprir a promessa de oferecer o recurso em 2026, empresa seria a primeira marca de automóveis do mercado de massa a ter o que os engenheiros automotivos chamam de autonomia de nível 3

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Por Bloomberg

A Ford Motor Co. está a apenas dois anos de oferecer uma tecnologia que permitirá que os motoristas tirem os olhos da estrada e as mãos do volante, disse o CEO da montadora Jim Farley.

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“Estamos chegando muito perto”, disse Farley em entrevista em 31 de maio. “Podemos fazer isso agora com bastante regularidade com um protótipo, mas fazê-lo de forma econômica é o progresso que precisamos fazer.”

Farley acredita que a Ford pode fazer esse progresso com rapidez suficiente para oferecer o recurso em 2026, o que poderia torná-la a primeira marca de automóveis do mercado de massa a oferecer o que os engenheiros automotivos chamam de autonomia de nível 3. É quando o carro assume a tarefa de dirigir em determinadas condições, permitindo que o motorista desvie sua atenção para outras tarefas.

“A autonomia de nível 3 permitirá que, em alguns anos, você tire as mãos e os olhos da estrada, de modo que seu carro se torne como um escritório”, disse Farley. “Você poderia fazer uma chamada em conferência e todo tipo de coisa.”

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Previsão de Jim Farley ocorre menos de dois anos após a Ford fechar sua afiliada autônoma, a Argo AI, porque disse que a condução totalmente autônoma estava muito distante Foto: Emily Elconin

Atualmente, a Ford e outras montadoras, incluindo a General Motors Co., oferecem recursos de direção com as mãos livres, mas eles usam dispositivos de rastreamento ocular para garantir que o motorista permaneça concentrado na estrada à frente.

O sistema da Ford, chamado BlueCruise, está sendo investigado pelos órgãos reguladores de segurança dos EUA após ter sido envolvido em acidentes fatais. A Tesla Inc. e outras empresas também estão sendo investigadas pelas autoridades federais por acidentes envolvendo seus sistemas semiautônomos.

A previsão de Farley ocorre menos de dois anos depois que a Ford fechou sua afiliada autônoma, a Argo AI, porque disse que a condução totalmente autônoma estava muito distante.

No final do ano passado, a Mercedes-Benz começou a oferecer um recurso de olhos fora da estrada nos EUA, mas ele só opera em velocidades abaixo de 40 milhas por hora (cerca de 64 km/h) em rodovias pré-aprovadas.

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Farley sugeriu que o sistema da Ford operaria em velocidades de até 80 milhas por hora (cerca de 129 km/h) na rodovia, mas somente sob céu limpo.

“Acreditamos que só conseguiremos fazer isso em dias ensolarados”, disse Farley. “Chuva forte e outras coisas dificultam a operação a 80 milhas por hora.”

A Ford está ansiosa para gerar receita recorrente, oferecendo aos seus motoristas serviços de assinatura para recursos como o BlueCruise. Farley vê esses serviços de software de alta margem de lucro suavizando os ciclos de alta e baixa do setor automobilístico.

A Ford já está vendendo sistemas de software a seus clientes comerciais para gerenciar a logística de suas frotas. Farley vê os recursos semiautônomos, como a direção com os olhos fora da estrada, como uma forma de fazer com que os clientes individuais de varejo comprem assinaturas de software.

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“O BlueCruise tem sido muito mais popular do que esperávamos, o que significa mãos livres”, disse Farley. “É uma espécie de um passo antes de você chegar aos olhos fechados.”

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