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Heineken lança cerveja sem álcool para avançar sobre a concorrência além da categoria premium

Considerada uma marca de menor valor agregado, Sol Zero visa atingir um público mais jovem; em termos financeiros, segmento zero tem apresentado um crescimento significativo, diz empresa

Foto do author Talita Nascimento

O Grupo Heineken fará em breve o lançamento oficial da cerveja Sol Zero. Com mais um rótulo de cerveja sem álcool, desta vez em uma marca de menor valor agregado e que visa atingir um público mais jovem, a companhia cumpre a estratégia de atacar novas categorias para além da premium, onde já incomoda a líder de mercado Ambev. A estratégia é começar por nichos menores.

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“O novo produto segue a nossa estratégia de expansão de portfólio em diferentes canais e, inicialmente, estará nos principais canais de varejo como supermercados, lojas de conveniência e restaurantes nas regiões Sul e Estados de São Paulo e Minas Gerais. Em breve faremos a expansão nacional do produto”, diz a vice-presidente de marketing da empresa, Cecilia Bottai.

Um relatório de maio do Citi afirmou que o grupo representa uma potencial perda de mercado da Ambev no trimestre. “Nos resultados do primeiro trimestre, a Heineken relatou um aumento significativo no volume no Brasil, indicado como um dígito alto.”

“A empresa atribuiu os fortes volumes de vendas relatados a uma combinação de ganhos de participação de mercado e acúmulo de estoque. Dados os fortes volumes observados no primeiro trimestre, se nossas estimativas de volumes forem precisas, é plausível esperar que a Ambev tenha tido um declínio na participação de mercado durante o trimestre”, escreveram os analistas do banco.

Grupo Heineken lança cerveja Sol Zero Álcool Foto: Sol Zero Álcool / Divulgação

Para Bottai, concorrer com a líder de mercado em categorias medianas de preço, que precisam de mais volumes, tem desafios. “Envolvem aspectos como escala de distribuição, preferências regionais, ações promocionais e de descontos, entre outros fatores. Por isso, investimos em estratégias específicas, como marketing direcionado, explorar novas tendências de consumo e inovação de produto e fortalecimento de identidade de marca, por exemplo”, explica.

Ou seja, no segmento zero, a empresa atinge um nicho de consumo, sem se aventurar de uma vez em categorias de alto volume em que a Ambev domina. Bottai explica que o segmento zero, em termos financeiros, apresenta um crescimento significativo, contribuindo para a diversificação do portfólio da empresa e atendendo a uma demanda crescente observada pela companhia.

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