A marca sueca H&M confirmou que abrirá a sua primeira loja no Brasil até o final deste ano no Shopping Iguatemi, nos Jardins, em São Paulo. Além do ponto na Avenida Brigadeiro Faria Lima, a marca também anunciou que terá outro endereço na capital, no Shopping Anália Franco, na zona leste. O terceiro ponto será no Shopping Parque Dom Pedro, em Campinas, no interior do Estado.
Em seu relatório de sustentabilidade divulgado nesta quinta-feira, 27, a marca classifica o Iguatemi como “um dos shoppings mais icônicos e únicos do Brasil.”
A chegada aos Jardins já havia sido alardeada em setembro do ano passado. No Iguatemi, a marca ocupará um espaço de 1,3 mil metros quadrados, que antes era ocupado por uma unidade das Lojas Americanas. Em recuperação judicial desde o início de 2023, a Americanas foi alvo de uma ação dos controladores do Shopping Iguatemi para reaver dívidas com aluguéis.
Em nota emitida pela assessoria da empresa, Joaquim Pereira, gerente de vendas da H&M Brasil, informa que o País é um mercado muito importante para a marca. “Com isso, reafirmamos o compromisso de levar nossa proposta de moda e qualidade pelo melhor preço, de maneira sustentável, para ainda mais clientes”, diz, em referência aos novos endereços confirmados no Brasil.

Atuação na América Latina
A primeira loja da H&M na América Latina foi aberta em 2012, no México. Depois, vieram Panamá (2021), Costa Rica (2022) e República Dominicana (2024).
O Chile foi o primeiro endereço da América do Sul a receber uma loja da marca, em 2013, e hoje conta com 30 endereços físicos e também presença online. Outros países da região onde a marca está presente são Peru, com loja aberta em 2015, e Uruguai, com operação desde 2018.
O relatório anuncia que a H&M abrirá, ainda em 2025, sua primeira loja em El Salvador. Vizinho do Brasil, o Paraguai abrigará uma loja da marca em 2026.
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Fechamento de lojas
A estratégia de abrir lojas no Brasil integra um plano de expansão da marca para outros mercados. No relatório de resultados do primeiro trimestre de 2025 da empresa sueca, divulgado nesta quinta-feira (o período contabilizado é de 1º de dezembro de 2024 a 28 de fevereiro deste ano), a H&M indica que suas vendas líquidas aumentaram 3%. O relatório indica ainda que foram fechadas 120 lojas no período e, no saldo líquido (aberturas e fechamentos), 40 deixaram de operar.
“A rentabilidade no trimestre foi negativamente impactada por uma margem bruta mais fraca, que por sua vez foi afetada por fatores externos negativos, aumentos nas reduções de preços e investimentos na oferta ao cliente. Estimamos que o efeito negativo geral desses será significativamente menor no segundo trimestre do que no primeiro”, diz Daniel Ervér, CEO da empresa, no relatório.
Ainda segundo análise do executivo, o modelo de integração de canais online e offline adotado vem surtindo resultados positivos entre os clientes. “A loja digital aprimorada foi expandida para mais mercados no trimestre e foi bem recebida pelos nossos clientes”, afirma.