Como a Mobly saiu do mundo virtual e chegou ao varejo físico para comprar a operação da Tok&Stok

Companhia foi fundada em 2011 como uma empresa de tecnologia do setor de comércio eletrônico; primeira loja física só foi inaugura em 2019, na Marginal Tietê, em São Paulo

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Foto do author Wesley Gonsalves

Após um longo namoro de quase dois anos, a Mobly anunciou na noite de quinta-feira, 8, que fechou o acordo com os acionistas controladores da Tok&Stok para assumir o controle das operações de sua até então rival. Com a junção das empresas, o novo negócio será um gigante no mercado de móveis e decoração, com uma receita anual estimada em R$ 1,6 bilhão.

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“A operação permite que ambas as companhias aproveitem a expertise uma da outra para fortalecer suas respectivas propostas de valor”, afirmou a Mobly em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Antes de fechar o negócio, a Mobly tinha uma atuação muito menos expressiva no varejo físico. Nascida como uma startup de decoração, a companhia cresceu, ganhou novos sócios, abriu capital na Bolsa, galgou território no mundo “off-line”, se capitalizou e aproveitou para surfar a onda de consumo virtual que alavancou o e-commerce no País nos últimos anos, em especial após a pandemia de covid-19.

Loja da Marginal Tiete, em São Paulo, foi a primeira unidade física do negócio que nasceu no mundo digital  

Nativa digital

A companhia foi fundada em 2011, pelo grupo de investidores Victor Noda (atual CEO), Marcelo Marques e Mario Fernandes como uma empresa de tecnologia que atuava no setor de comércio eletrônico, com foco em decoração e móveis.

Com o nascimento do e-commerce, no mesmo ano, a alemã Rocket Internet se transformou em uma das sócias e, ao longo dos anos seguintes, o grupo se consolidou como a maior acionista da empresa no País.

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Em 2013, a companhia alemã criou uma holding de investimentos para centralizar suas operações no segmento de “home and living”, a Home24. Em 2018, a holding fez sua estreia no mercado de capitais alemão com o IPO na Bolsa de Frankfurt.

Além dos investimentos no varejo de móveis no País, a Rocket também possui investimento em empresas como Groupon, Facebook e LinkedIn. No Brasil, o grupo participou da criação de nomes como Wimdu, Glossybox, Kanui, Tricae e Air.

Fora da internet

Ao longo dos anos, a empresa ampliou sua atuação para ganhar território fisicamente. Em 2019, a companhia inaugurou sua primeira loja “off-line”, na Marginal Tietê, em São Paulo.

Varejista fez sua estreia no mercado de ações em 2021, durante a última janela de oportunidades para IPOs no País Foto: Daniel Teixeira/Estadão

À época, movimento seguia a onda “omnichenel” (termo em inglês que explica a tendência de consumo multicanal, tanto no mundo virtual quanto físico). O negócio acompanhava uma estratégia consolida em mercados como os Estados Unidos e China, a exemplo do que fizeram empresas como Amazon e Alibaba, que também investiram no processo de unir o varejo físico e virtual.

Atualmente, a Mobly possui cerca de 20 endereços, distribuídos entre a megaloja, outlets e unidades de franquias pelo Estado. Após a fusão, o número total de pontos físicos será em torno de 70 lojas espalhadas pelo País.

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Diferentemente das concorrentes diretas, como MadeiraMadeira ou Casas Bahia, que além de atuar com decoração também operam no segmento de materiais de construção e eletrônicos, respectivamente, a sinergia das duas companhias está na oferta focada em mobiliário e decoração.

Atualmente, o negócio possui um centro de logística em Jundiaí (a 57 km da capital paulista). Já a Tok&Stok tem instalações do seu Centro de Distribuição em Extrema, no sul de Minas Gerais.

Desempenho das ações

À época da sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), a Mobly teve suas ações precificadas em R$ 21, com a comercialização de quase 39 milhões de unidades de ação, o que movimentou uma operação de R$ 881 milhões.

Por se tratar, em grande parte, de um IPO de oferta primária, a maior parte dos recursos captados na chega ao mercado de capitais foi integrado às contas da empresa, reforçando o caixa que mais tarde seria usado para arrematar as operações da Tok&Stok.

De lá para cá, desde que a empresa estreou na Bolsa, o valor unitário dos seus papeis despencou, assim como outros nomes do setor.

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Em 5 de fevereiro de 2021, a ação da Mobly era negociada em R$ 26,40. Nesta sexta-feira, após o anúncio da aquisição da Tok&Stok, os papeis da empresa valiam, pós-abertura do mercado, R$ 3,13, uma diferença de -88,07% desde o IPO. Para comprar o controle das operações da então rival, a Mobly usará como moeda a troca de ações.

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