LONDRES - O Starbucks afirmou nesta terça-feira que está tendo mais problemas "do que o esperado" neste trimestre na Europa devido à ampliação dos desafios econômicos no continente, o que tem prejudicado sua tentativa de recuperação financeira na região.
"Continuamos sofrendo com os desafios macroeconômicos na Europa. Aconteceu no primeiro trimestre, continuou no segundo e atingiu níveis maiores do que o esperado no terceiro trimestre", afirmou o diretor financeiro da empresa norte-americana, Troy Alstead.
O Starbucks admitiu que suas operações em lojas, inclusive interação com o consumidor e gerenciamento de custos, não têm sido firmes no continente europeu. No último trimestre, a divisão da Europa, Oriente Médio e África registrou uma queda de 1% das vendas em lojas abertas há mais de um ano.
Segundo Alstead, os cafés da companhia nos Estados Unidos são os maiores geradores de lucros, mas alertou que o enfraquecimento da Europa seria um "incômodo" no balanço do terceiro trimestre, a ser anunciado no fim de julho. Ele afirmou, no entanto, que o Starbucks ainda tem aumentado seus lucros. Em abril, a empresa relatou um aumento de lucros de 19% no segundo trimestre e vendas firmes na China e no continente americano. As informações são da Dow Jones.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.