A Rumo Logística deve elevar a capacidade estática de seus armazéns localizados no Porto de Santos de atuais 25 mil toneladas para 100 mil toneladas a partir de março de 2012, quando deve ter início a próxima safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul. Para isto, estão sendo investidos R$ 40 milhões, de um total de R$ 200 milhões que devem ser investidos no porto pela empresa, braço logístico do grupo Cosan, até 2014.Segundo Carlos Magano, diretor comercial e de operações do Porto da Rumo Logística, a empresa também irá investir R$ 35 milhões para troca do "shiploader" (carregador) e outros R$ 3,5 milhões para construir uma cobertura na área de carregamento, o que permitirá um ganho de 90 dias de embarque, que é a média de dias com chuva por ano, que impede o embarque de açúcar. Estas duas medidas irão elevar o potencial de embarque anual da Rumo em 6 milhões de toneladas de açúcar."Com a cobertura, iremos elevar a capacidade de embarque em 2,5 milhões de toneladas por ano. Já o novo shiploader irá aumentar a capacidade de carregamento em cerca de 3,5 milhões de toneladas", disse. A expectativa é de atingir uma capacidade de embarque de até 20 milhões de toneladas em dois anos, dobrando o volume embarcado na safra 2010/11, que foi de 10 milhões de toneladas.O executivo disse que outros R$ 1,1 bilhão estão sendo investidos na aquisição de vagões e locomotivas ferroviárias e na duplicação de um trecho da ferrovia entre o início da Serra do Mar até Sumaré, onde existe um gargalo na via administrada pela ALL. Segundo ele, os 750 vagões e 50 locomotivas já estão em operação e já carregaram na safra 2010/11 50% dos 1 milhão de toneladas transportados pela Rumo Logística no período. "Do total de nossas operações, já estamos carregando 50% do açúcar via ferrovia e 50% via rodovia", afirma.
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