A Icatu, maior seguradora independente do País, lançará uma assistente que utiliza inteligência artificial para o dia a dia dos mais de 10 mil corretores cadastrados em sua base. A ferramenta permitirá fazer cotações de seguros de forma mais rápida, além de gerir as carteiras de clientes.
Hoje, o corretor leva cerca de cinco minutos para cotar um seguro nas plataformas da Icatu. Com a inteligência artificial, o tempo cai para 40 segundos. “É uma maneira de fazer com que o processo de venda do corretor seja mais eficiente e assertivo, focando naquilo que o corretor precisa, que é interagir com o cliente”, diz o CEO da seguradora, Luciano Soares.
A assistente funcionará através do WhatsApp e levará ao aplicativo de mensagens as funções da chamada Casa do Corretor, portal da companhia voltado aos corretores. Através dela, os profissionais poderão enviar áudios, fotos e textos para fazer consultas sobre comissões ou a inadimplência dos clientes.
O vice-presidente Corporativo da Icatu, Alexandre Vilardi, afirma que o atendimento dos corretores aos clientes hoje passa por vários canais. “Tem produtos mais simples em que ele pode pedir uma cotação à assistente e enviar por WhatsApp”, diz ele. “Se o produto for mais consultivo, dificilmente ele vai fazer uma abordagem por WhatsApp.”
Os corretores respondem por nove em cada dez contratos de seguro vendidos no Brasil, de acordo com estimativas de mercado. O predomínio reflete a complexidade de produtos como os seguros automotivos, o que deixa os clientes pouco à vontade para fechar uma apólice sem consultar um especialista.
A assistente virtual da Icatu utiliza a inteligência artificial generativa, tecnologia por trás de mecanismos como o ChatGPT. A capacidade de transformar uma mensagem de voz de um corretor em uma cotação de seguro em poucos segundos reflete a conexão da IA a APIs, espécies de ferramentas de conexão digital, da própria Icatu.
No ano passado, a Icatu teve arrecadação de R$ 4,2 bilhões, crescimento de 21% em um ano, puxado pelos produtos de vida individual, que cresceram 90%. A empresa tem mais de 10 milhões de clientes.
Na interação com o cliente final, a seguradora tem testado outra possível aplicação da inteligência artificial: a análise da fala, que permite avaliar o sentimento dos clientes em uma ligação. O objetivo é medir de forma mais profunda a satisfação com os serviços.
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