O superávit comercial da zona do euro aumentou em julho, mas uma queda em exportações após ajustes a fatores sazonais sugerem que a recuperação econômica do bloco ainda está frágil.
A agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, disse nesta terça-feira que, sem ajustes sazonais, a zona do euro teve um superávit comercial de bens de 18,2 bilhões de euros (US$ 24,31 bilhões) em julho, de 13,9 bilhões de euros em julho de 2012.
No entanto, em uma base ajustada sazonalmente, as exportações caíram 1,6% ante junho, enquanto as importações recuaram 0,1%.
As exportações foram um fator determinante para o retorno da economia da zona do euro ao crescimento no segundo trimestre, e o declínio em julho levanta questões sobre a sustentabilidade da recuperação. Em uma base ajustada sazonalmente, o superávit comercial da zona do euro caiu para 11,1 bilhões de euros, de 13,5 bilhões de euros em junho.
Conta corrente
O superávit em conta corrente da zona do euro recuou novamente em julho, registrando o quarto mês consecutivo de queda, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE).
O saldo em conta corrente, uma ampla medida da posição financeira internacional de uma economia, teve um superávit de 16,9 bilhões de euros (US$ 22,6 bilhões) em julho, após um superávit revisado para cima de 19,8 bilhões de euros em junho. Os dados são ajustados a efeitos sazonais e consideram o número de dias úteis de cada mês.
O superávit no comércio de bens do bloco subiu ligeiramente para 13,5 bilhões de euros em julho, de 12,3 bilhões de euros em junho, sugerindo que a zona do euro continua a exportar mais do que importa. Fonte: Dow Jones Newswires.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.