O Nubank fez um alerta sobre um novo golpe que está sendo disseminado por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Criminosos enviam uma mensagem que alega que o banco está distribuindo até R$ 500, em uma falsa promoção de carnaval. O banco afirma que a mensagem “não passa de uma fraude”.
A mensagem dos golpistas alega que o usuário deve entrar em um link, responder a um questionário e encaminhar a mensagem para seus contatos para receber um Pix de até R$ 500. “Se você receber uma mensagem em nome do Nu oferecendo Pix de carnaval, tome cuidado: é golpe!”, diz o Nubank. “O Nubank informa que não está realizando nenhuma promoção de Pix de Carnaval”, afirma.
Segundo o Nubank, o golpe se enquadra na tática de engenharia social, método que consiste na manipulação psicológica para que a pessoa forneça suas informações pessoais ou clique em links maliciosos. Os criminosos criam situações falsas para convencer a vítima a fazer o que eles querem. Também pode ser classificado como phishing, técnica que envia e-mails ou mensagens de texto com informações falsas, induzindo a clicar em links maliciosos.
O banco orienta que os usuários que receberem mensagens desse tipo, oferecendo promoções ou outros supostos benefícios, devem desconfiar e evitar clicar em links ou fornecer qualquer informação. Outra medida a ser tomada é denunciar o contato no próprio aplicativo de mensagens ou relatar a tentativa de golpe ao Nubank no e-mail pagina.falsa@nubank.com.br e nos canais de atendimento do banco.
Se o usuário já clicou no link ou respondeu ao questionário, o banco também orienta que entre em contato em seus canais de atendimento. O banco também oferece um guia de emergência com orientações para casos de tentativa de fraude ou golpe, o SOS Nu.
Saiba como se proteger de golpes digitais
- Desconfie se receber mensagens de texto, e-mails ou até ligações oferecendo promoções ou benefícios;
- Nunca clique em links desconhecidos recebidos por e-mail, redes sociais, mensagem de texto ou WhatsApp;
- Nunca forneça informações pessoais de qualquer natureza por telefone, mensagens, e-mail, redes sociais ou Whatsapp;
- Nunca forneça acesso ao seu celular ou instale aplicativos desconhecidos, seja por meio de links suspeitos recebidos, seja por meio de sites ou até das próprias lojas de aplicativos;
- Tenha cuidado com senhas e informações importantes, nunca as deixe expostas em mensagens ou em aplicativos como bloco de notas, WhatsApp e outros;
- Sempre utilize recursos de segurança disponíveis nos aplicativos, principalmente de bancos para confirmação de transações (autenticação de dupla checagem);
- Nunca passe senhas e códigos de confirmação a terceiros, nem por telefone, nem por outros meios. Bancos e lojistas não solicitam essas informações;
- Mantenha o celular sempre atualizado e tenha um software antivírus no seu aparelho;
- Desconfie de ligações que se dizem de bancos ou lojas, mesmo que reconhecer o número, já que existem softwares que permitem o mascaramento de qualquer número de telefone;
- Bancos nunca ligam para o cliente pedindo dados ou solicitando a instalação de nenhum tipo de aplicativo, nem de nenhuma atualização de segurança no celular. Também nunca ligam pedindo que o cliente faça transferências;
- Caso receba ligação que alega ser do banco, identificando movimentações suspeitas em sua conta, mantenha a calma e não forneça nenhum dado. Utilize outro aparelho telefônico para entrar em contato com o banco e confirmar a informação;
- Sempre monitore a sua conta corrente;
- Caso identifique que caiu em um golpe digital, é possível registrar um boletim de ocorrência.
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