Conteúdo Patrocinado

Os “shoppings do futuro” já existem

Entenda como o setor de varejo vem ganhando espaço com ambientes cada vez mais sustentáveis, tecnológicos e que impactam positivamente os seus entornos

Por Multiplan e Estadão Blue Studio
Atualização:
4 min de leitura

Ao entrar em um shopping nos dias de hoje, os clientes não se deparam apenas com lojas comerciais e serviços. Painéis solares, estações de tratamento de efluentes, iluminação natural e hortas para reaproveitamento de resíduos estão cada vez mais presentes nos empreendimentos. Sem contar a maior conexão com a natureza e o entorno em que estão inseridos.

Localizado no Rio, ParkJacarepaguá, da Multiplan, tem o teto equipado com mais de 3 mil placas solares Foto: Divulgação/ Multiplan

É o caso do ParkJacarepaguá, da Multiplan, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Concebido como “shopping do futuro”, o empreendimento foi inaugurado em 2021 e recebeu, recentemente, o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) por sua construção sustentável. O teto é equipado com mais de 3 mil placas solares, com capacidade de gerar o equivalente ao consumo de energia elétrica de 640 residências por ano.

Outro empreendimento que também aposta no diferencial sustentável é o Golden Lake, condomínio residencial que está em construção pela Multiplan, em Porto Alegre (RS). O projeto prioriza o reaproveitamento de materiais e recursos naturais, com a preservação de árvores nativas, o cuidado com a fauna local e a redução da geração de resíduos sólidos.

O Golden Lake, em Porto Alegre, prioriza o reaproveitamento de materiais e recursos naturais Foto: divulgação Multiplan

O ParkShopping, em Brasília, outra “joia” da empresa, foi reconhecido, este ano, pelo prêmio “Guardião da Água”, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do shopping trata 100% dos efluentes, evitando que os resíduos cheguem ao sistema de esgoto da cidade. Em 2023, a ETE tratou mais de 96,6 mil m3 de efluentes, sendo a água de reuso utilizada em atividades como jardinagem e refrigeração.

ParkShopping, em Brasília, foi reconhecido, este ano, pelo prêmio “Guardião da Água” Foto: Divulgação Multiplan

Todas essas iniciativas constam no Relatório de Sustentabilidade 2023, recém-publicado pela Multiplan, e que demonstra a evolução de sua estratégia ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança.

“Em 2024, completamos 50 anos de história e comemoramos também os avanços alcançados nos pilares ambiental, social e de governança, que são prioridade em nossa Companhia. O sucesso da Multiplan é atribuído a uma gestão eficiente aliada ao compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirma Vander Giordano, vice-presidente Institucional.

Atualmente, 100% da energia dos 20 shoppings do grupo é proveniente de fontes renováveis. Assim como 100% deles fazem gestão adequada dos resíduos sólidos e 65% possuem algum sistema de captação de água.

A própria longevidade da Multiplan impacta de forma positiva a vida de milhares de pessoas em seu entorno, há décadas, e comprova que os hoje conhecidos pilares ESG sempre estiveram no DNA da empresa.

Por meio do hub Multiplique o Bem, são desenvolvidas iniciativas nas áreas da educação, saúde, cultura, esporte, cidadania, direitos humanos e proteção aos animais. Somente em 2023, foram realizadas mais de 250 ações, que beneficiaram cerca de 530 mil pessoas.

Um dos destaques é o Projeto de Escolarização, que oferece aulas gratuitas dos ensinos Fundamental e Médio a colaboradores e lojistas, possibilitando aos alunos a conclusão dos estudos básicos e a certificação concedida pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto, que é realizado desde 2006 no Rio de Janeiro, está sendo expandido para todos os shoppings neste ano. A expectativa é beneficiar mais de 1 mil alunos a cada ciclo de aulas.

“A Multiplan é um vetor de crescimento das regiões em que está inserida. Ao reunir comércio, serviços, negócios e experiências no mesmo lugar, os shoppings colaboram com a melhoria da infraestrutura urbana e a consequente valorização imobiliária”, explica Vander.

A emergência climática do Rio Grande do Sul também chamou todas as atenções da empresa. O ParkShopping Canoas, que faz parte do portfólio, está servindo de apoio para os voos realizados na Base Aérea de Canoas, em função do fechamento do Aeroporto Internacional de Porto Alegre. O espaço foi cedido pela Multiplan à Fraport Brasil, responsável pela operação de voos comerciais com passageiros. Além disso, mais de 220 toneladas de água, alimentos, itens de higiene e limpeza, cobertores e camas para pets foram doadas à população afetada.

Outra ação inédita no setor foi a criação do Espaço Mulher, localizado dentro do NewYorkCityCenter, no Rio de Janeiro. O espaço é dedicado ao atendimento de mulheres que sofrem com violência doméstica. A parceria da Multiplan é com a Coordenadoria Estadual da Mulher (COEM), o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, por meio do VII Juizado de Violência Doméstica, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ancorada em uma governança pautada na ética e na transparência, a Multiplan chega aos 50 anos sólida e com uma visão de longo prazo focada na melhoria de seus ativos. Em relação aos processos internos, no ano passado, a empresa lançou um novo Canal de Ética, mais moderno, e treinou mais de 1,8 mil colaboradores em práticas de Compliance, somando um total de 230 horas de curso.

Os “shoppings do futuro” já estão aqui, no presente, trazendo muito mais do que compras e conveniência, mas, acima de tudo, um olhar holístico para as pessoas, o meio ambiente e a sociedade. Acesse o Relatório completo e saiba mais: https://ri.multiplan.com.br/documentos-cvm/relatorio-anual/