Presenciar a energia e a emoção de grandes shows, eventos esportivos, peças teatrais, espetáculos circenses ou exposições de arte pode ser experiência inesquecível e transformadora. Ciente de que presta serviços diretamente relacionados à sensibilidade humana e à realização de sonhos, a Eventim Ingressos recorreu à expertise tecnológica do PayPal para garantir o máximo de segurança e agilidade nas transações.
A colaboração entre as duas empresas foi formalizada em 2016, com o objetivo estratégico de otimizar o processo de pagamento e proporcionar aos consumidores uma experiência de compra mais fluida, segura e eficiente. Um passo marcante da parceria foi a integração da solução Braintree, ferramenta de pagamento avançada que melhorou as taxas de aprovação e elevou o nível de segurança nas transações.
Hoje, o PayPal está disponível como opção de pagamento para todos os eventos comercializados pela Eventim. “A integração do PayPal, por meio de uma plataforma de pagamentos universal e eficiente, oferece aos consumidores a flexibilidade de realizar suas transações de forma ágil e segura, independentemente do tipo de evento ou da sua localização geográfica”, explica Brunno Saura, head de Vendas do PayPal Brasil.
A parceria simplifica o processo para os clientes. Ao utilizar o PayPal, não é preciso inserir informações de pagamento repetidamente ou baixar aplicativos adicionais. “A plataforma proporciona uma experiência de check-out transparente e segura, com uma integração fluida por meio da solução Braintree”, detalha Saura.
Transformação tecnológica
O interesse por eventos culturais disparou depois da pandemia de covid-19, que gerou uma demanda reprimida – o setor foi um dos primeiros a sentir o impacto da crise sanitária e um dos últimos a retomar as atividades. Além disso, o trauma compartilhado pela humanidade intensificou a sensação de que é preciso aproveitar os bons momentos.
O resultado dessa combinação de fatores está nas estatísticas. Dados da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape) indicam que os gastos no setor de eventos e entretenimento chegaram a R$ 64 milhões no primeiro semestre deste ano, melhor resultado para o período desde o início da série histórica, em 2019.
Um desafio para todos que atuam no setor é como lidar com o aumento tão significativo da demanda sem prejudicar a experiência do cliente. A Eventim percebeu que o caminho para agir com a alta escala e preservar a velocidade e a segurança nas transações realizadas na plataforma passaria obrigatoriamente por investir em tecnologia – e, a partir dessa constatação, estabeleceu parcerias estratégicas com empresas que detêm o know-how necessário, a exemplo do PayPal.
“Na Eventim, vendemos 6 milhões de ingressos por ano no Brasil. Por isso, buscamos um parceiro de pagamentos com a escala e a governança necessárias para atender uma operação como a nossa, e o PayPal tinha a estrutura, a experiência e a equipe ideais para enfrentar nossos desafios”, conta Jorge Reis, CEO da Eventim no Brasil.
Resultados consistentes
O executivo da Eventim ressalta que o negócio de venda de ingressos tem peculiaridades: trata-se de um produto que pode gerar uma procura muito maior do que a oferta disponível, exigindo volumes massivos de transações em um curto espaço de tempo. “Como há várias tecnologias envolvidas, o sistema precisa ser extremamente ágil e flexível para garantir uma experiência fluida e segura, e isso nós temos com o PayPal”, conta Reis.
Desde a adoção da solução Braintree do PayPal, dados internos da Eventim e do PayPal registraram uma redução de 73% nas taxas de chargeback (contestações de compra) e um aumento de 17% nas transações aprovadas. A integração entre as equipes de tecnologia, tanto no Brasil quanto na matriz da Eventim na Alemanha, possibilita ajustes constantes para lidar com as ameaças dinâmicas de fraude.
A tecnologia antifraude especializada, com rápida adaptação aos novos padrões de ameaças, é mais um dos diferenciais proporcionados pelo PayPal. “O equilíbrio entre um sistema antifraude eficaz e uma alta taxa de aprovação é resultado de tecnologia, processos e equipe trabalhando em sinergia”, conclui Reis.
O sucesso da parceria faz com que tanto a Eventim quanto o PayPal planejem expandi-la com novas tecnologias para aprimorar o atendimento aos clientes em grandes eventos, integrando recursos antifraude cada vez mais avançados. “Projetamos a incorporação de novas soluções de pagamento, como a integração do Pix, que atenderá o crescente número de consumidores brasileiros”, adianta Saura.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Economia
Veja mais em economia