O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, revelou hoje que a estatal conseguiu atrair 50 mil novos acionistas após o desdobramento de ações no Brasil e nos Estados Unidos promovido desde o início do ano. O executivo explicou que o desdobramento foi feito com objetivo de ampliar a base de acionistas da estatal. Hoje, 66% das ações da companhia estão no mercado. Gabrielli participou hoje do lançamento do evento "Bovespa vai à Petrobras II", um projeto de popularização do mercado de ações feito pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O objetivo desta vez é atender 150 mil pessoas ao visitar 52 unidades da estatal em 18 estados brasileiros. O programa ficará aberto de setembro a dezembro de 2007 e entre março e abril de 2008. Desafio Gabrielli afirmou que um dos desafios da estatal é combinar sua estratégia de longo prazo na formação de preço com a atual volatilidade na cotação do petróleo no mercado internacional. "A flutuação no preço do petróleo está cada vez mais de curtíssimo prazo. A cada 10 minutos tem uma variação de preço", disse ele. Em palestra para funcionários da estatal, o presidente comparou a dinâmica do mercado de petróleo internacional com o de uma bolsa de valores. "Todas as nossas decisões são tomadas no longo prazo. Não há decisões de curto prazo nas indústrias de petróleo, gás, energia e petroquímica", explicou Gabrielli, ao mostrar que a empresa traça sua política de preços para seus produtos com essa perspectiva.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.