Washington - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 1, que a alta do PIB de 0,9% no segundo trimestre, ante os três meses anteriores, “foi uma boa surpresa”, em conversa com empresários antes da abertura do evento LIDE Brazil Development Forum que ocorrerá em Washington.
REPERCUSSÃO DO PIB
O desempenho do PIB ficou dentro do esperado pelas projeções colhidas pelo Broadcast, cujo intervalo variava de queda de 0,1% a alta de 1,1%, mas o resultado veio bem acima da mediana (0,3%). Esta voi a oitava alta consecutiva do PIB na série com ajuste sazonal, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB cresceu 3,7% no primeiro semestre do ano.
O presidente do Banco Central deve realizar palestra na hora do almoço neste fórum. Na semana que vem, ele irá a Basileia, na Suíça, onde participa da ‘BIS Annual Roundtable on Financial Stability e das Bimonthly Meetings’, promovidas pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS).
Campos Neto tem sido criticado desde o início do ano por membros do governo federal, inclusive o presidente Lula, por conta da gestão dos juros. No início desta semana, ele voltou a defender que o ciclo de juros no Brasil está bem coordenado com a maior parte dos países. O presidente do BC admitiu que eles são altos, mas ponderou que proporcionalmente são menores do que já foram na média dos períodos passados. / Com Marianna Gualter, Denise Abarca, Daniela Amorim, Gabriel Vasconcelos e Juliana Garçon
(*) O jornalista viajou a Washington a convite do LIDE
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.