Desde a última segunda-feira, 28, os bancos estão obrigados a oferecer aos clientes a opção de Pix Agendado Recorrente, segundo resolução publicada em julho deste ano pelo Banco Central (BC).
O Pix Agendado Recorrente permite aos usuários programar transferências para serem realizadas de forma automática em datas e periodicidades definidas. Os usuários é que devem fornecer essas informações, segundo o Banco Central, e o valor pode ser creditado tanto a pessoas físicas quanto jurídicas. Quem irá receber deve ter uma chave Pix válida e ser cadastrado no sistema Pix. Procurado, o BC não respondeu se de fato todas as instituições financeiras já disponibilizam esse serviço.
O Pix Agendado Recorrente difere do Pix Automático, previsto apenas para o meio do ano que vem. Na modalidade de agendamento recorrente, as instruções de pagamento são sempre fornecidas pelo usuário que irá receber, que deve ser necessariamente uma empresa (pessoa jurídica). Será parecido com o que ocorre hoje com quem fecha um plano anual em uma academia com o cartão de crédito.
Leia também
Como funciona?
Confira abaixo como funciona o Pix Agendado Recorrente.
- acesse o aplicativo ou internet banking;
- localize a opção Pix no menu de serviços;
- você precisará inserir os dados da transação, como valor, chave Pix do recebedor, e outras informações necessárias;
- o passo seguinte é o de escolher a periodicidade do agendamento (diário, semanal, mensal, etc.) e definir por quanto tempo esse agendamento será válido;
- dependendo da instituição e do valor, pode ser necessário autorizar a transação com uma senha ou biometria.
- após a autorização, confirme os detalhes do agendamento e finalize o processo;
- é possível também gerenciar seus agendamentos, podendo cancelar ou alterar os detalhes conforme necessário.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.