Conteúdo Patrocinado

Planejamento é fundamental para garantir o crescimento dos negócios no novo ano

Conheça ferramentas que contribuem para a organização financeira e promovem eficiência nos negócios

PUBLICIDADE

Por Nubank e Estadão Blue Studio
4 min de leitura
Em 2024, um em cada 14 CNPJs do Brasil abriu uma conta Nubank PJ Foto: Divulgação/Nubank

Dados do Banco Central mostram que, desde 2018, o número de contas PJ no Brasil mais que triplicou, saltando de 3,4 milhões para 11,6 milhões no fim de 2023, reforçando o papel das fintechs na democratização do acesso a serviços financeiros empresariais. Com a proximidade de um novo ano, esses milhões de empreendedores começam a pensar em como se preparar para desafios e oportunidades que virão nos próximos 12 meses. Para isso, um planejamento feito de maneira eficiente é fundamental para garantir a expansão dos negócios. A organização financeira, o acesso ao crédito e a simplificação de processos são essenciais para quem quer se destacar no mercado.

Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada. De acordo com pesquisa Ipsos encomendada pelo Nubank, 80% dos brasileiros entrevistados afirmaram que consultar saldos no aplicativo contribui para seu controle financeiro. No público PJ, ferramentas digitais são amplamente utilizadas para organizar orçamentos e transações, facilitando a gestão empresarial. E, segundo dados do BC, o segmento de instituições digitais fechou 2023 com mais clientes ativos do que os cinco maiores bancos tradicionais juntos, demonstrando a digitalização do setor e o consequente ganho de confiabilidade.

Continua após a publicidade

Dados do Nubank, líder na área PJ no Brasil, apontam no mesmo sentido: desde o lançamento de sua conta PJ, em 2019, o Nubank alcançou a marca de 4,5 milhões de clientes PJ. Mais de um terço desses usuários possui CNPJs com mais de cinco anos, o que indica que muitos migraram de bancos tradicionais para a plataforma. O ano de 2024 é o com maior número de contas PJ liberadas pelo Nubank: 1 em cada 14 CNPJs do Brasil abriu uma conta Nubank PJ apenas neste ano.

Ferramentas para agilizar processos

Entre as ferramentas que os empreendedores podem encontrar no Nubank PJ, estão Tap to Pay e Links de Pagamento. Com o Tap to Pay, os empreendedores podem realizar vendas instantâneas, de forma segura, utilizando dispositivos Android ou iOS, sem necessidade de equipamentos adicionais. A ferramenta oferece pagamentos tanto no débito quanto no crédito, inclusive parcelado, com liberação do valor em minutos e sem aumento de taxas, garantindo o melhor custo-benefício para receber os pagamentos da sua empresa.

Continua após a publicidade

Se a ideia é vender online, os links de pagamento representam uma solução versátil para o e-commerce. Empresários podem criar links de pagamento em poucos cliques, permitindo que os clientes escolham entre opções como cartão de crédito, Pix ou NuPay. Além disso, o Nubank PJ se destaca ao oferecer as menores taxas do mercado para quem utiliza o app da instituição: a partir de 2,69% para pagamentos no app e zero custo para Pix.

“Queremos liberar, cada vez mais, o tempo que os clientes usam hoje em suas atividades de gestão financeira para que possam focar no que realmente importa: o sucesso e o crescimento do seu negócio. Queremos ser a solução completa para todas as necessidades financeiras de nossos clientes, tanto na pessoa física quanto na pessoa jurídica”, ressalta Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil.

Crédito para fazer o negócio rodar

Continua após a publicidade

O crédito é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. No entanto, nem todos os empreendedores têm acesso a recursos. Nesse sentido, o cartão PJ do Nubank tem sido um importante aliado e foi a primeira opção para 600 mil empresas, permitindo maior autonomia financeira para investimentos estratégicos. Entre as ferramentas disponíveis, está o Nu Limite Garantido, que possibilita o aumento do limite do cartão de crédito mediante o uso de investimentos em RDBs – com rendimento de 100% do CDI – realizados em uma Caixinha PJ do Nubank como garantia. O valor investido é convertido imediatamente em limite disponível no cartão de crédito do empreendedor, sem a necessidade de análise de crédito adicional.

“Entendemos que o acesso ao crédito é uma das principais preocupações dos empreendedores, e o Nu Limite Garantido é mais uma das funcionalidades que foram desenvolvidas para endereçar essa questão. Com essa funcionalidade, os empreendedores podem expandir seu limite de crédito enquanto seus fundos continuam rendendo, e sem a incidência de juros. Isso oferece uma solução flexível e conveniente para que possam se preparar para grandes compras ou emergências nos seus negócios, ao mesmo tempo que podem focar em investimentos para expansão ou melhoria”, explica Maximiliano Rodrigues, líder da área do Nubank PJ.

Os clientes podem contar ainda com produtos como o Capital de Giro, que oferecem soluções customizadas para negócios de diferentes tamanhos, atendendo desde microempreendedores até empresas maiores. “A expansão do capital de giro faz parte do nosso objetivo de empoderar e incentivar os negócios de diferentes tamanhos. Ao oferecer soluções financeiras personalizadas, contribuímos para o crescimento de milhares de negócios, gerando empregos e movimentando a economia. Nosso compromisso é ser um parceiro de confiança, apoiando cada etapa da jornada de diferentes empreendedores”, reforça Rodrigues.

Continua após a publicidade

Preparo para imprevistos e sonhos

Outro ponto que faz diferença no planejamento do negócio é ter dinheiro guardado. Seja para uma emergência ou como investimento para projetos de expansão, incluir a reserva como prioridade é uma dica importante. Em junho de 2024, um em cada dez clientes do Nubank PJ tinha pelo menos uma Caixinha, sendo a reserva de emergência a mais popular.

“Com as Caixinhas integradas à Conta PJ do Nubank, demos mais um passo no propósito de ajudar o empreendedor brasileiro a ter ainda mais o controle sobre seu dinheiro e com a simplicidade e eficiência do Nu. O hábito de guardar dinheiro ainda não é adotado por uma grande parte das pequenas e médias empresas e, com essa opção, oferecemos uma possibilidade ao nosso cliente PJ, para que ele consiga se planejar para alcançar objetivos de médio e longo prazo”, afirma Livia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.