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Nubank: Plataforma multiprodutos registra crescimento com qualidade

Empresa volta a registrar resultados recorde em meio a forte investimento em expansão; entenda como o Nubank consegue combinar baixo custo e qualidade

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Por Nubank; Estadão Blue Studio
4 min de leitura

O Nubank divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2023 e voltou a superar as expectativas dos analistas. A empresa manteve uma operação de baixo custo e melhorou a monetização, ao mesmo tempo em que investe em expansão, conquista cada vez mais clientes e mantém alto nível de satisfação mesmo dos mais antigos.

A companhia atende mais de 85 milhões de pessoas e PMEs na América Latina - uma base que dobrou nos últimos dois anos e está cada vez mais engajada. Para se ter uma ideia, um a cada dois adultos no Brasil hoje é cliente Nubank. “Crescimento exponencial e forte investimento em expansão e inovação podem ter grande impacto na qualidade dos serviços e no caixa de uma empresa. No Nu, isso é mitigado com uma máxima: eficiência”, explica Livia Chanes, líder de Operações da empresa no Brasil.

Alavancagem operacional com foco no consumidor

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No balanço divulgado no último dia 15, a Receita Média Mensal por Cliente Ativo (Arpac, na sigla em inglês) passou pela primeira vez dos US$ 9. Clientes que estão há mais tempo com a empresa geram US$ 24 mensais em ganhos para o Nubank. Ao mesmo tempo que consegue monetizar cada vez mais a base, o Nubank mantém o custo médio de servir estável e aproximadamente 85% abaixo dos incumbentes, em US$ 0,8.

Além das vantagens do negócio inerentemente digital, o Nubank mantém uma cultura de focar no cliente e ser eficiente nas operações. “Não há uma decisão tomada na empresa sem considerar o impacto no cliente”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora. “É exatamente nossa eficiência que nos permite cobrar tarifas bem abaixo das do mercado e investir em inovação com produtos intuitivos e atendimento incomparável. Não nos surpreende que isso esteja funcionando, mas nem por isso é menos gratificante”, complementa.

Em agosto, o Nubank conquistou o Selo RA1000, do Reclame Aqui, que reconhece excelência de atendimento e resolução na plataforma. A empresa também foi a instituição financeira mais recomendada por todos os clientes no Brasil, segundo dados do 2022 NPS Prism, da Bain&Company.

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O Nubank se tornou a quarta maior instituição financeira do Brasil de acordo com o Banco Central, baseado em dados do segundo trimestre de 2023. Desde então, a empresa já cresceu sua base e chegou a 80 milhões de clientes no país em julho Foto: Arte/ Estadão Blue Studio

Resultados acima do consenso

A combinação de baixo custo para servir com aumento na monetização permitiu expansão de 53% no lucro líquido em um trimestre - US$ 225 milhões (R$ 1,1 bilhão) registrados no segundo trimestre de 2023. A receita cresceu cinco vezes nos últimos dois anos, para US$ 1,9 bilhão (R$ 9,3 bilhões) também no segundo trimestre, enquanto o número de clientes dobrou no mesmo período.

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Em julho, o Nubank já atendia 85 milhões de pessoas e PMEs na América Latina e 80 milhões no Brasil, sendo a quarta maior instituição financeira do País em número de clientes, segundo o Banco Central. Uma gama diversificada de produtos, com adesão cada vez mais rápida dos clientes, potencializa a expansão da instituição.

Os resultados divulgados pela empresa também foram destacados por analistas no Brasil e nos Estados Unidos. “Depois de um excelente primeiro trimestre, a barra estava elevada para o segundo trimestre, mas o Nubank conseguiu superar novamente”, apontam os analistas do BTG em relatório.

“Acreditamos que o Nubank está bem posicionado para construir uma das maiores e mais valiosas franquias bancárias da América Latina, com base em tecnologia superior, primeira classe em satisfação do cliente, uma marca valiosa, além de desempenho sólido das safras de clientes e de métricas econômicas”, escreveram os analistas do Morgan Stanley, que apostam no cross-sell e expansão internacional como algumas das principais oportunidades de aumento de receitas.

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“Estamos entregando resultados recordes ao mesmo tempo que investimos significativamente no crescimento do nosso portfólio de produtos e de nossas operações no México e na Colômbia. Poucas instituições em expansão são capazes de registrar esses números”, afirma David Vélez, fundador e CEO do Nubank.

O ROE ajustado consolidado, considerando todos os países, subiu para 19%, mesmo com os fortes investimentos nas operações de México e Colômbia. Espera-se que o lançamento da “Cuenta Nu” em ambos os países, com depósitos em moeda local, impulsione a oferta de mais produtos e a monetização do negócio.

No México, a Cuenta Nu chegou a mais de 1 milhão de clientes em um mês após o lançamento oficial, e a mais de um bilhão de pesos mexicanos em depósitos (mais de US$ 57 milhões). O produto é esperado ainda neste ano também na Colômbia.

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