Por que o chocolate Toblerone vai perder o status de ‘suíço’

Embalagem do produto vai deixar de exibir a montanha Matterhorn, nos Alpes, por conta das regras de marketing suíças

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Por Rachel Pannett
Atualização:

WASHINGTON POST - O Toblerone, a barra de chocolate conhecida pelos picos triangulares, está perdendo a montanha Matterhorn de seu logotipo, depois de entrar em conflito com as rígidas regras de marketing da Suíça.

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As futuras embalagens do Toblerone apresentarão um design genérico de montanha, depois que o proprietário americano da barra de chocolate, a Mondelez, decidiu transferir parte da produção para Bratislava, a capital da Eslováquia, a partir deste ano.

“O redesenho da embalagem apresenta um logotipo de montanha modernizado, que se alinha com a estética geométrica e triangular”, disse um porta-voz da Mondelez ao jornal suíço Aargauer Zeitung.

De acordo com a legislação suíça, que entrou em vigor na Suíça em 2017, as empresas devem mostrar que seus produtos são suficientemente “suíços” para reivindicar esse rótulo - que há muito tempo é associado a produtos de prestígio, como os relógios suíços.

Autoridades suíças da época citaram estudos mostrando que uma associação com a Suíça pode adicionar até 20% ao preço de um produto, ou até mais para itens de luxo. Essa associação, porém, foi “muito cobiçada e mal utilizada”, disseram autoridades, de uma forma que prejudicou sua credibilidade.

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Agora, os produtos alimentícios devem obter pelo menos 80% de suas matérias-primas na Suíça para se qualificarem como fabricados na Suíça - ou 100% no caso de leite e produtos lácteos (o cacau é uma exceção, porque se enquadra na categoria de itens naturais que não podem ser produzidos localmente).

A Mondelez não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre a mudança de marca.

Embalagem do Toblerone terá mudança, após a Mondelez decidir transferir parte da produção para a Eslováquia a partir deste ano.  Foto: Dado Ruvic/Reuters

O destino de um urso retratado escalando a montanha icônica no logotipo atual permanece desconhecido (o urso está parcialmente escondido dentro do logotipo e alguns clientes aparentemente ficaram surpresos ao saber de sua existência). Berna, a cidade suíça onde os Toblers abriram uma loja de doces em 1868, é conhecida como a “Cidade dos Ursos”.

O site da empresa afirma que a forma triangular única da barra de chocolate de mais de 100 anos foi inspirada na pátria montanhosa do chocolatier suíço Theodor Tobler - em particular, o Matterhorn, de 4.478 metros de altura, uma das montanhas mais conhecidas dos Alpes. A montanha mais alta da Eslováquia, a Gerlachovsky Stit, tem apenas 2.654 metros.

Não é a primeira vez que os picos icônicos do Toblerone se envolvem em um debate político conturbado. Em 2016, o governo britânico foi chamado a explicar por que a Mondelez ampliou o espaçamento entre os picos de chocolate: foi o Brexit? Como se viu, não. A redução no peso das barras havia sido planejada muito tempo antes, por conta do aumento do preço de alguns ingredientes, disse a empresa na época.

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A Suíça não é o único país preocupado em salvaguardar a autenticidade de seus produtos. Os produtores franceses lutaram durante anos para proteger o nome Champagne de ser usado por produtores estrangeiros - uma briga que surgiu novamente em 2021 na Rússia.

Um tribunal de apelações dos EUA decidiu na semana passada que o nome “Gruyere” é um termo comum para queijo feito na América e pode ser usado para produtores fora da região de Gruyère, na Suíça e na França.

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