PUBLICIDADE

Publicidade

Construtora quer erguer prédio residencial mais alto do mundo em Balneário Camboriú

Documento protocolado na prefeitura da cidade indica que FG Empreendimentos planeja torre de cerca de 500 metros; terreno em que empreendimento será construído pertence a Luciano Hang, da Havan

Foto do author Clayton Freitas
Atualização:

A construtora catarinense FG Empreendimentos planeja erguer uma torre residencial de cerca de 500 metros de altura na cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Se o plano se concretizar, o edifício, que receberá o nome de Triumph Tower, deverá se tornar o prédio residencial mais alto do mundo. O título atualmente é do Central Park Tower, em Nova York, com 472 metros de altura, de acordo com o Council on Tall Buildings and Urban Habitat (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, em português), uma organização sem fins lucrativos que cataloga as maiores edificações do mundo.

PUBLICIDADE

O Triumph Tower será erguido em um terreno pertencente ao empresário Luciano Hang, da Havan. Apesar de ser proprietário do terreno, ele não tem relação direta com as obras e projetos, nem com as decisões da construtora. Procurada, a FG Empreendimentos informou apenas que o lançamento da torre residencial será no segundo semestre, ainda em data a definir. A empresa não divulgou mais detalhes do projeto.

Um estudo de impacto da vizinhança sobre o Triumph Tower protocolado na prefeitura de Balneário Camboriú indica que o arranha-céu será erguido em uma área de 5.916 metros quadrados, na altura do número 4.466 da Avenida Atlântica, no Centro da cidade. Ele será vizinho de outros arranha-céus: ficará a cerca de 500 metros de distância do One Tower, prédio residencial mais alto do Brasil, também da FG Empreendimentos. Com 290 metros de altura, o One Tower também foi erguido num terreno que pertencia ao empresário Luciano Hang e foi entregue em dezembro de 2022. A Avenida Atlântica também é endereço do Boreal Tower, residencial com 241 metros de altura, que fica no número 684 da via.

O documento, feito pela consultoria Koeddermann, ainda prevê que a torre única do Triumph Tower tenha 140 pavimentos e 134.036,21 metros quadrados de área construída. Estão previstos 233 apartamentos residenciais, salas comerciais destinadas à atividade gastronômica e de eventos, além de 842 vagas de garagens privativas dos moradores, distribuídas em seis pavimentos de garagens, e 126 vagas destinadas a estacionamento público, também em pavimentos inferiores.

Triumph Tower deverá ter 500 metros de altura, em busca do título de torre residencial mais alta do mundo.  Foto: FG Balneário via www.fgbalneario.com.br

O prédio ainda deverá ter quatro lajes destinados ao lazer, incluindo até uma pista de kart no oitavo andar. Pelos cálculos do estudo, serão investidos mais de R$ 323 milhões. O documento estima que a obra deve empregar cerca de 300 trabalhadores, ficando pronta em sete anos e meio.

O estudo de impacto da vizinhança é um documento elaborado por técnicos diversos, tais como engenheiros, advogados e arquitetos, e é fundamental em um processo de aprovação de qualquer empreendimento de grande porte. Ele é avaliado pelas autoridades competentes e, após análises, o órgão responsável (geralmente técnicos de um departamento ou uma secretaria municipal) estabelece quais contrapartidas o empreendimento precisa fazer para ser aprovado e sua construção começar.

Procurada, a prefeitura de Balneário Camboriú informou que o projeto ainda está em análise na Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária.

Publicidade

Gigantes

O prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros de altura - porém, embora possua unidades residenciais, esse não é o uso predominante da estrutura, já que a maior parte é ocupada por escritórios e hotel. Por isso, o título de edifício mais alto do planeta com uso predominante para habitação fica com o Central Park Tower, em Nova York, que tem 472 metros.

Dos 10 prédios residenciais mais altos do mundo, cinco estão em Dubai, segundo o Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano. Outros três ficam nos EUA e a lista é complementada por edifícios para moradia na Rússia e em Abu Dhabi. No Brasil, oito dos 10 prédios residenciais mais altos foram construídos em Balneário Camboriú. Veja abaixo as listas de prédios residenciais mais altos do mundo e do Brasil.

Ranking: prédios residenciais mais altos do mundo

  1. Central Park Tower (Nova York): 472 metros
  2. 111 West 57th Street (Nova York): 435 metros
  3. Marina 101 (Dubai): 435 metros
  4. 23 Marina (Dubai): 392 metros
  5. Burj Mohammed Bin Rashid (Dubai): 381 metros
  6. Elite Residence (Dubai): 380 metros
  7. Il Primo Tower (Dubai): 356 metros
  8. The Torch (Dubai): 352 metros
  9. Neva Towers 2 (Moscou): 345 metros
  10. 875 North Michigan Avenue (Chicago): 344 metros

Ranking: prédios residenciais mais altos do Brasil

  1. One Tower (Balneário Camboriú): 290 metros
  2. Yachthouse by Pininfarina Tower 1 (Balneário Camboriú): 280 metros
  3. Yachthouse by Pininfarina Tower 2 (Balneário Camboriú): 280 metros
  4. Infinity Coast Tower (Balneário Camboriú): 235 metros
  5. Epic Tower (Balneário Camboriú): 191 metros
  6. Copenhagen (Balneário Camboriú): 190 metros
  7. Tour Geneve (João Pessoa): 182 metros
  8. Kingdom Park Residence (Goiânia): 181 metros
  9. Millennium Palace (Balneário Camboriú): 177 metros
  10. New York Apartments (Balneário Camboriú): 176 metros
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.