Primeira classe está sendo trocada nos aviões por executiva com suítes mais espaçosas e mimos

Seguindo os passos da American Airlines, Air New Zealand e Turkish Airlines, a Oman Air é a mais recente companhia aérea a abandonar suas cabines de primeira classe de vez

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Por Michele Robson (Fortune)
Atualização:

Como muitos dos maiores players do mundo, a Oman Air está substituindo a Primeira Classe por uma nova cabine Business Studio. Este novo produto será apresentado predominantemente em suas rotas para Londres e Bangkok. Os novos assentos são um complemento aos atuais assentos de classe executiva e serão mais baratos que a primeira classe, mas com um preço premium em relação aos assentos de classe executiva padrão.

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Con Korfiatis, diretor executivo da Oman Air, disse à Fortune que a demanda por primeira classe “viu uma demanda diminuída”. O novo Business Studio da Oman Air oferecerá um espaço entre assentos de 2 metros, biombos de privacidade para cada assento, uma tela pessoal de 23 polegadas, conectividade wi-fi gratuita e jantar à la carte.

A mudança da Oman Air segue a da American Airlines, que anunciou planos de remover a primeira classe internacional quando reformar suas cabines de classe executiva com os assentos mais recentes.

Em vez disso, a American Airlines oferecerá um novo assento Flagship Suite Preferred na primeira fila do novo Boeing 787-9 da companhia aérea e nos aviões Boeing 777-300 remodelados. As suítes oferecerão mais espaço, várias áreas de armazenamento e comodidades exclusivas, perfeitas para executivos em busca de luxo extra ao voar longas distâncias.

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Nos aviões, primeira classe está dando lugar a executiva com mais espaço. Foto: itchaznong - stock.adobe.com

A Malaysian foi uma das primeiras companhias aéreas a remover sua primeira classe e adicionar assentos business plus, e atualmente oferece seu Business Studio na antiga cabine de primeira classe.

No entanto, até isso foi de curta duração, pois a companhia aérea planeja reformar seus Airbus 350s com suas novas suítes Collins Aviation Elevation de classe executiva em 2026, eliminando completamente os Business Studios.

Financeiramente, é mais lucrativo ter todos os assentos de classe executiva e business plus, pois você pode ter um pequeno número de assentos na mesma cabine sem precisar de equipe extra e fornecer a mesma comida e bebida que a classe executiva. Os passageiros estão realmente pagando apenas por espaço extra, em vez de uma cabine totalmente elevada.

A última tendência é que a primeira fila da classe executiva tenha suítes maiores, que podem ser selecionadas como uma atribuição de assento paga e são um ótimo valor pelo espaço.

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Isso pode custar US$ 250 (R$ 1.403) extras por voo, um enorme contraste com a primeira classe, que pode custar até US$ 6.000 (R$ 33,7 mil) ou mais por um trecho.

As companhias aéreas estão tentando maximizar o retorno de receita para a primeira fila, onde o espaço não pode ser usado de forma tão eficaz quanto o resto da cabine.

Os assentos de classe executiva são projetados para se encaixar de forma eficiente, utilizando o espaço morto sob o assento à frente. Como isso não é possível na primeira fila, adicionar um pouco de espaço extra e recursos para aumentar o retorno financeiro desses assentos faz sentido.

E quando a Virgin Atlantic revelou os interiores de sua aeronave mais recente em seu Airbus 330neo, adicionou duas Retreat Suites ao centro da primeira fila, que também oferecem um assento companheiro para refeições em dupla.

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Essas suítes têm uma cama totalmente plana de 2 metros, tela sensível ao toque, com 27 polegadas, conectividade Bluetooth e carregamento sem fio. Os clientes podem fazer upgrade para a Retreat Suite no momento da reserva por 300 libras (R$ 2.200) por pessoa, por um trecho.

A Air France também revelou silenciosamente um conceito semelhante com suas novas cabines de classe executiva A350 e Boeing 777-300ERs, que têm duas fileiras dessas suítes maiores nas fileiras um e dez.

Os assentos modernos também têm carregamento sem fio e áudio Bluetooth, mas são restritos aos membros do clube de passageiros frequentes de nível mais alto da companhia aérea até 72 horas antes da partida.

O tamanho da área de dormir é particularmente notável, com a enorme área do otomano permitindo que os passageiros durmam confortavelmente em qualquer posição que escolherem.

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Não são apenas os assentos que estão recebendo um upgrade na classe executiva. Recentemente, a Qatar Airways anunciou que serviria caviar na classe executiva em rotas selecionadas, como Londres, Nova York, Paris e Sydney, marcando um upgrade significativo. O novo serviço de caviar pode ser pedido como um lanche independente ou parte das refeições a bordo.

A companhia aérea já possui uma classe executiva que poderia rivalizar com as cabines de primeira classe de muitas companhias aéreas, com jantar sob demanda, suítes privativas e vinhos e champanhes premium, como o excelente Champanhe Laurent Perrier Alexandra Rose que eles serviram recentemente, que é vendido por cerca de 300 libras (R$ 2.200) a garrafa. A experiência da classe executiva é tão boa que a companhia aérea ganhou o prêmio Skytrax de melhor classe executiva do mundo 11 vezes.

Esta matéria foi originalmente publicada em Fortune.com

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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