EUA: ‘Vejo progresso por acordo sobre teto da dívida, mas ainda não chegamos lá’, diz Kevin McCarthy

Presidente da Câmara dos Representantes afirmou que o progresso visto até agora nas negociações ‘não significa que seja fácil’

PUBLICIDADE

Publicidade
Atualização:

Presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Kevin McCarthy afirmou neste sábado, 27, que vê “progresso por um acordo” sobre a questão do teto da dívida com o governo federal, do presidente Joe Biden. “O que não significa que seja fácil”, comentou a repórteres.

“Ainda não chegamos lá, continuamos a trabalhar”, disse ele. O deputado republicano ainda comentou que “não tem um cronograma” no momento atual dos diálogos.

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos Estados Unidos; Yellen advertiu para o risco de consequências 'altamente adversas' caso o Congresso e a Casa Branca não cheguem a um acordo sobre o teto da dívida Foto: Joshua Roberts/Reuters

PUBLICIDADE

“Sabemos que no fim das contas haverá uma lei”, disse também McCarthy.

Segundo ele, quando houver um acordo, o texto do projeto de lei será enviado às lideranças da Câmara. Depois do acordo, em 72 horas será possível votar o texto, acrescentou. O presidente da Câmara ainda avisou que, após um acordo, primeiro dará um briefing a líderes da Câmara, antes de dizer ao público o que foi combinado com o governo Biden.

Publicidade

McCarthy disse confiar que será possível cumprir o prazo de 5 de junho, citado na sexta-feira, 26, pela secretária do Tesouro, Janet Yellen, para que se evite um calote na dívida. O deputado se disse otimista com as negociações, acrescentando que se sente “mais perto” do acordo ainda não concluído.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.