O Aeroporto Internacional King Khalid, próximo de Riad, capital da Arábia Saudita, recebeu o título de aeroporto global mais pontual do mundo, com 86,65% de voos partindo no horário. Os dados são do relatório 2024 On-Time Performance Review (Revisão de Performance de Pontualidade de 2024) da Cirium, empresa especializada em análises para o setor de aviação, publicado neste mês.
O relatório possui rankings de pontualidade em quatro categorias diferentes: aeroportos globais, aeroportos grandes, aeroportos médios e aeroportos pequenos, além de categorias por região do mundo. Entre os aeroportos médios, aparecem dois brasileiros: o Aeroporto de Brasília e o Aeroporto Santos Dumont (no Rio).
Em cada categoria de tamanho, existem critérios específicos relacionados à quantidade de assentos disponibilizados anualmente. Aeroportos classificados como globais devem oferecer entre 25 e 40 milhões de assentos por ano, alcançar uma taxa mínima de 80% de pontualidade nas partidas (com registros precisos dos dados) e atender, no mínimo, a três regiões distintas. Já para ser categorizado como um aeroporto grande, os critérios são similares, exceto pela exigência de servir a três regiões diferentes do mundo, que não se aplica. Conforme o relatório, um aeroporto pode figurar simultaneamente nas categorias de grandes e globais, desde que cumpra os requisitos de ambas.
Além de ser o mais pontual do mundo, o Aeroporto Internacional King Khalid registrou 81,79% dos pousos chegando dentro do horário previsto. O hub do Oriente Médio também venceu na categoria de aeroportos grandes.
A pontualidade é avaliada com base na porcentagem de voos que decolam e aterrissam dentro de um intervalo de até 14 minutos e 59 segundos do horário programado para partida e chegada, respectivamente.
Os aeroportos de porte médio são definidos como aqueles que movimentam entre 15 e 25 milhões de assentos por ano e que registram, no mínimo, 80% das partidas diretamente do portão de embarque. Por outro lado, os aeroportos pequenos são caracterizados por um fluxo anual de 5 a 15 milhões de assentos, mantendo também uma taxa mínima de 80% de precisão nas partidas programadas.
Leia também
A seguir, veja os cinco aeroportos mais pontuais do mundo em cada categoria, incluindo os representantes brasileiros entre os aeroportos médios.
Os 5 aeroportos globais mais pontuais do mundo
- Aeroporto Internacional King Khalid de Riad, Arábia Saudita
- Aeroporto Internacional Jorge Chávez de Lima, Peru
- Aeroporto Internacional Benito Juárez da Cidade do México, México
- Aeroporto Internacional de Salt Lake City, Estados Unidos
- Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez de Santiago, Chile
Os 5 aeroportos grandes mais pontuais do mundo
- Aeroporto Internacional King Khalid de Riad, Arábia Saudita
- Aeroporto Internacional de Honolulu, Honolulu, Estados Unidos
- Aeroporto Internacional Jorge Chávez, Lima, Peru
- Aeroporto Internacional Benito Juárez, Cidade do México, México
- Aeroporto Internacional de Salt Lake City, Estados Unidos
Os 5 aeroportos médios mais pontuais do mundo
Na categoria de aeroportos médios, há dois representantes brasileiros entre os mais pontuais.
O Aeroporto de Brasília ficou em segundo lugar no ranking, atrás apenas do o Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá. O Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) ficou em quarto lugar na mesma categoria.
- Aeroporto Internacional de Tocumen, Cidade do Panamá, Panamá
- Aeroporto Internacional de Brasília, Brasil
- Aeroporto Internacional de Itami, Osaka, Japão
- Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, Brasil
- Aeroporto Internacional de Portland, Estados Unidos
Os 5 aeroportos pequenos mais pontuais do mundo
- Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, Guayaquil, Equador
- Aeroporto Internacional Mariscal Sucre, Quito, Equador
- Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo, África do Sul
- Aeroporto Internacional de El Salvador, San Salvador, El Salvador
- Aeroporto Internacional Ellison Onizuka Kona, Kailua-Kona (Hawaii), Estados Unidos