Receber chamadas incessantes de números desconhecidos, ligações de telemarketing ou sem diálogo incomoda e pode até atrapalhar a rotina. Há ainda a preocupação com possíveis tentativas de golpe por telefone. Existem algumas alternativas que podem solucionar ou minimizar as ligações inoportunas ou suspeitas. Veja a seguir o que fazer.
Como descobrir de quem é um número de telefone?
Pode não ser tão fácil descobrir quem está ligando, mas existem algumas possibilidades. Entre elas estão os aplicativos de identificação de chamadas, como o Truecaller. O app funciona por meio do cruzamento de dados de números de telefone com informações disponíveis em bancos de dados. No entanto, por esse motivo, nem sempre a ferramenta conseguirá identificar quem está do outro lado da linha.
Outra opção é o portal Qual Empresa Me Ligou, iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), lançada em 2023. A plataforma permite que os consumidores saibam a qual empresa pertence um determinado número de telefone. Para utilizar, basta acessar o site, inserir o número desconhecido e clicar no botão “Consultar”. Os números de telefones das empresas foram disponibilizados por prestadoras como Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo. Algumas empresas podem não fazer parte do banco de dados disponibilizado, assim como a ferramenta não identifica números de pessoas físicas.
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Além disso, é possível pesquisar o número de telefone online. Caso ele seja de alguma empresa, normalmente a busca irá trazer o site ou rede social oficial daquele estabelecimento. Com essa técnica é possível ainda ver se há reclamações de spam ou fraude desse número de telefone em sites como o Reclame Aqui.
É possível ainda verificar se a operadora do seu telefone celular oferece algum serviço próprio de verificação e identificação de chamadas. Algumas inclusive possuem alertas de possibilidade de spam ou fraude em certos números.
Como bloquear números de telefone?
No próprio celular é possível bloquear números de telefones que realizam chamadas indesejadas ou suspeitas. No Android ou iPhone, o usuário deve acessar o app Telefone, clicar em “Recentes” e encontrar o número que quer bloquear. Depois, clique no “i” no lado direito do número e selecione a opção de bloqueio.
A plataforma Não Me Perturbe, disponível por site ou aplicativo, também permite que o consumidor se cadastre em uma lista de quem não deseja receber ligações de telemarketing. É possível bloquear chamadas das empresas participantes, que englobam companhias do setor de telecomunicações (telefonia, TV por assinatura e internet) e também instituições financeiras.
As prestadoras de serviços de telecomunicações e os bancos terão até 30 dias corridos da data de solicitação para não realizar mais as ligações oferecendo produtos e serviços. Chamadas que não se enquadram nesse tipo não são bloqueadas - ou seja, as empresas poderão continuar fazendo ligações para confirmação de dados, prevenção a fraudes, realização de cobranças e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.
Caso o consumidor perceba falha no cumprimento dos compromissos do Não Me Perturbe, ele poderá usar o formulário de contato disponível na própria plataforma para notificar a empresa da ocorrência e deverá receber uma resposta em até cinco dias úteis. Segundo o site do Não Me Perturbe, as empresas são monitoradas e poderão ser penalizadas caso seja comprovado o descumprimento sistêmico dos compromissos assumidos.
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