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Opinião | A importância de entender os códigos e as etiquetas da empresa

É exatamente esse ambiente intangível que tem sido apontado por especialistas como uma das principais causas do aumento da rotatividade no mundo corporativo

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Atualização:

 Foto: Pixabay

Marcelo Treff, professor da PUC-SP

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Cada vez mais, grandes empresas usam como referência, dentre muitos outros fatores que podem influenciar diretamente na adaptação e no desempenho do novo contratado, as possibilidades de aderência aos valores corporativos.

Assim, ao organizar seus processos seletivos elas, além de definir o perfil ideal e se organizar para evitar escolhas fundamentadas apenas em um bom currículo, procuram formas de estabelecer uma aproximação entre os seus valores e os dos potenciais contratados.

Vale ressaltar que o ambiente corporativo é composto de partes físicas, facilmente identificadas - como layout -, e partes não perceptíveis, que tornam o reconhecimento bastante desafiador para novos membros. Entre esses valores estão, por exemplo, o jeito ou forma que as pessoas se comunicam, o clima organizacional, os relacionamentos (mais/menos formais) e os códigos de conduta.

É exatamente esse ambiente intangível que tem sido apontado por especialistas como uma das principais causas do aumento da rotatividade no mundo corporativo, em especial de novos membros.

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Outros efeitos adversos são: baixa produtividade e altos índices de absenteísmo e estagnação, pois detectou-se que uma das maiores dificuldades das pessoas que estão iniciando em um novo emprego, segundo profissionais de gestão de pessoas, é entender os códigos e as etiquetas do ambiente.

Para quem almeja um novo emprego, portanto, é fundamental buscar informações sobre a cultura da empresa, algumas das quais estão disponíveis nos sites corporativos.

Outros caminhos possíveis são os serviços especializados, como consultorias de recolocação e headhunters ou, até mesmo, com contatos com a própria empresa. Dada a complexidade do tema, no entanto, informações mais detalhadas só serão obtidas durante o dia a dia, pois a cultura organizacional é composta por valores, rituais, crenças, mitos, heróis e comportamentos - elementos que aparecem no ambiente de trabalho e influenciam como as pessoas atuam diariamente.

E, para que se possa conhecer e entender a influência destes elementos, é preciso que os trabalhadores tenham experiências comuns. Isso, necessariamente, implica em pertencer, fazer parte de um grupo, compartilhar valores, ou seja, conviver na nova companhia.

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