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Opinião | Educação corporativa: construindo o amanhã

A 6ª Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa visou oferecer um panorama nacional sobre a educação corporativa

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Por Marisa Eboli

A Fundação Instituto de Administração (FIA), há praticamente duas décadas, tem sido pioneira no desenvolvimento e disseminação do tema Educação Corporativa, por meio de atividades de ensino como cursos de curta duração, extensão e pós-graduação em gestão da educação corporativa (início de nova turma em 13.3.2025), elaboração de pesquisas, publicações de artigos em congressos nacionais e internacionais, em periódicos acadêmicos, revistas e livros; e atividades de extensão, com a realização de projetos de concepção, modelagem e reestruturação de Universidades Corporativas ou Sistemas de Educação Corporativa. Ao longo de 25 anos foram mais de cinquenta projetos de consultoria.

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A essência de um Sistema de Educação Corporativa jamais muda. Trata-se da capacitação, formação e desenvolvimento de pessoas sempre pautada pelas competências estratégicas requeridas para o sucesso da empresa. Com base nestas competências, identificam-se nos colaboradores as competências individuais necessárias e, a partir daí, são concebidas e desenhadas as soluções educacionais. Ao longo do tempo, além de muita tecnologia embarcada, observa-se uma evolução e ampliação dos formatos e das metodologias de entrega dessas soluções de aprendizagem.

Com o objetivo de contribuir com tais reflexões, a 6ª Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa, realizada em 2024 pela equipe de pesquisadores da FIA Business School, sob minha coordenação, visava oferecer um panorama nacional sobre a Educação Corporativa bem como identificar não só tais inovações, como também as políticas, práticas, estratégias e metodologias vigentes nas organizações atuantes no Brasil; ela dá continuidade às pesquisas conduzidas trienalmente em 2009, 2012, 2015, 2018 e 2021.

Atividade em educação corporativa.  Foto: Anton Gvozdikov - stock.adobe.co

Seria importante detectarmos o que estaria tirando o sono dos Chief Learning Officer ou Gestores da Educação Corporativa. Por isso, a equipe do PROGEC-Programa de Gestão da Educação Corporativa, da FIA Business School, ao iniciar as discussões sobre o que deveria ser abordado no questionário desta versão da pesquisa, ouviu nossos patrocinadores, apoiadores e parceiros para saber o que havia de novo no rol de suas preocupações.

Alguns temas que nas versões anteriores eram perguntas pontuais, em 2024, tornaram-se seções completas, caso, por exemplo, do tema sustentabilidade. Também se destacaram algumas inquietações e transformações ocorridas, como adoção de modelos híbridos; digitalização e uso de tecnologias avançadas; foco em soft skills; resiliência; multiplicadores internos, engajamento dos participantes; saúde mental e bem-estar; acessibilidade e inclusão, dentre outras.

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Essas temáticas refletem uma mudança mais ampla na forma como as organizações enxergam a Educação Corporativa, ou seja, parte essencial da estratégia de negócios, que deve se adaptar às necessidades dos colaboradores. Procuramos então trazer todas essas questões para o questionário, além dos tradicionais desassossegos sobre Educação a Distância, Avaliação de Resultados, Envolvimento das Lideranças, Integração com as áreas etc.

Agradecemos aos patrocinadores Accor, Azul, Itaú e Natura, e ao Banco do Brasil, Petrobras e Fiocruz, pela adesão e pelo apoio e ao nosso projeto. Nosso reconhecimento também à FIA Business School pelo apoio institucional, que foi essencial para o sucesso desta iniciativa. A parceria de todos foi fundamental para alcançar nossos objetivos e fortalecer o impacto da pesquisa na sociedade.

Sempre que realizamos a pesquisa também organizamos o Simpósio Internacional de Educação Corporativa.

É muito comum me perguntarem por que denominamos este evento de Simpósio. E qual seria a diferença entre um Simpósio e um Congresso. Por isso, desde a primeira edição em 2009, sempre destaco o conceito. Vou então retomar a explicação.

· Simpósio temático é um espaço de exposição e diálogo de pesquisas concluídas ou em andamento.

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· Significa uma reunião de pessoas que tratam de um tema específico a fim de alcançar avanços em sua elucidação.

· É um termo que, na Grécia Antiga, se referia a uma festa realizada depois de um banquete, e durante a qual eram travados diálogos e conversas intelectuais.

Desta vez, resolvi perguntar o que nos diria o ChatGPT. Vejamos a resposta.

O ChatGPT disse:

“Um simpósio é um evento acadêmico ou profissional no qual especialistas, pesquisadores ou profissionais se reúnem para discutir um tema específico. Ele geralmente inclui palestras, apresentações de trabalhos, mesas-redondas e debates. O objetivo é promover o intercâmbio de ideias, compartilhar conhecimentos e incentivar discussões aprofundadas sobre o tópico em questão. A principal diferença entre um simpósio e um congresso está na abrangência e no formato.”

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Simpósio:

· Tem foco mais específico, abordando um único tema ou área de conhecimento.

· É menor em escala, com um público geralmente mais restrito.

· O objetivo é promover discussões aprofundadas sobre o tema central.

· Costuma incluir palestras, mesas-redondas e apresentações de especialistas.

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· Tem como objetivo compartilhar pesquisas, promover networking e debater avanços em um campo de estudo.

Estes são exatamente os objetivos e foco principal do nosso Simpósio!

Feitos tais esclarecimentos, gostaria de compartilhar a agenda do evento e a tônica de algumas discussões proporcionadas no 6º Simpósio Internacional de Educação Corporativa, que aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024, nas instalações da Natura e da Azul, respectivamente. O público participante por tradição restringiu-se aos respondentes da Pesquisa, às empresas que patrocinaram, aderiram e apoiaram o projeto, e aos alunos da turma em andamento do curso de pós-graduação em gestão da educação corporativa. Somando-se a plateia dos dois dias tivemos em torno de 300 pessoas.

Ouvir nossos patrocinadores, apoiadores e parceiros também foi essencial para organizarmos uma agenda completa e variada que fosse atual e relevante para tentar elucidar os questionamentos e as angústias dos Chief Learning Officer ou Gestores da Educação Corporativa.

Foram dois dias intensos, com discussões sobre educação corporativa e seu papel em relação à sustentabilidade, cultura organizacional, tecnologia, diversidade e inclusão, provocadas por painelistas muito especiais, experientes e competentes.

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O primeiro dia do evento aconteceu nas instalações da Natura Cajamar, com boas-vindas de Patricia Bobbato, Diretora de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Bem-Estar Natura.

Iniciamos com um painel sobre “Educação e Sustentabilidade: construindo um futuro sustentável através da educação”, com a participação sempre brilhante de Fábio Barbosa, CEO Natura & CO, e mediação de Flávio Hourneaux, professor da FEA-USP. Fabio Feldmann nos honrou com um breve e riquíssimo depoimento por vídeo, uma vez que à época estava como professor visitante na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos.

Ainda na parte da manhã, foram realizadas três atividades simultâneas: apresentação do Ecossistema de Educação Natura; visita à Casa de Perfumaria do Brasil e visita à fábrica.

Após o almoço, houve a apresentação dos resultados preliminares da 6ª Pesquisa Nacional de Práticas e Resultados da Educação Corporativa por Clara Castro e Eriane Carvalho, ambas pesquisadoras do PROGEC-FIA.

Ainda no período da tarde, tivemos mais dois painéis. Um intitulado “Do Ensino Básico à Educação Corporativa: parcerias para o desenvolvimento de talentos”, com David Saad, Diretor-presidente do Instituto Natura e Elka Juttel, Gerente Unibrad/Bradesco, com minha mediação.

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O outro foi sobre “Diversidade e Inclusão na Educação Corporativa: recursos e práticas para a promoção de um ambiente mais equitativo”, com Aline Lima, Head of Diversity, Equity & Inclusion da Natura, Fábio Sant’Anna, Diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Arcos Dorados e Magda Kiehl, Vice-Presidente Jurídico, Risco e Compliance na Accor com a mediação de Sergio Nery, Professor da FIA Business School.

Com as palavras de Isabella Silvestre Petinari, Gerente de Aprendizagem e Desenvolvimento Natura, encerramos muito felizes o profícuo dia de evento.

O segundo dia ocorreu na UniAzul, da Azul Linhas Aéreas, com recepção de Talita Nantes, Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional.

O painel de abertura dos trabalhos foi sobre “Cultura Organizacional: fundamentos para o sucesso”, com depoimentos inspiradores de Alexandre Silva, Presidente do Conselho da Embraer e de John Rodgerson, CEO Azul, tendo mediação do Prof. Gilberto Shinyashiki, da FEA-USP. Também tivemos um depoimento em vídeo de Dominique Pépin, da ESCP Europe Business School, da França.

Em seguida houve um painel sobre “Tecnologia e educação corporativa” com Flávio Moura, Gerente de Ciência de Dados Núclea, Mauricio Pimentel, Professor da FIA, mediado por Felipe Capati, Gerente Especialista em IA KPMG LightHouse.

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Sob a coordenação de Alfredo Coli, Professor da FIA Business School aconteceu o painel “Cases de sucesso: destaques, desafios e oportunidades” com: Luiz Carlos Ribeiro – Gerente Executivo de Gestão de Cultura e Pessoas / Aceleração Digital), do Banco do Brasil, Carla Xavier dos Santos Kaufmann, Diretora da Escola Corporativa Fiocruz e Fernanda Botelho Pereira, Gerente de Cultura Organizacional e Aprendizagem Itaú Unibanco.

Depois do almoço foram feitas visitas às instalações da UniAzul e aos simuladores.

O encerramento foi feito por Ana Stofel, Coordenadora de Treinamentos Corporativos Azul e por mim.

Manifestações extremamente positivas dos participantes permitem dizer que o 6º Simpósio Internacional de Educação Corporativa foi um sucesso e que proporcionou muitos insights, reflexões, anotações e ideias para serem colocadas em prática e assim construir o amanhã que tanto precisamos e merecemos para o país.

Opinião por Marisa Eboli

Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e Especialista em Educação Corporativa. É Professora de Graduação e do Mestrado Profissional na FIA Business School

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