Usuários jogam PlayStation em loja do Japão, onde a rede será restaurada
Após enfrentar as consequências do ataque que deixou a PlayStation Network fora do ar em várias partes do mundo, a Sony anuncia que vai restaurar seu serviço online de jogos, completamente, na próxima quarta-feira, 6. O retorno global da rede será marcado com a volta da PSN no Japão, região onde o sistema ainda não funcionava por inteiro.
Segundo o diário britânico online "The Inquirer", a reativação inclui todas as funcionalidades da PlayStation Store, a restauração do comércio nos games, a possibilidade de resgatar vouchers e códigos, entre outros recursos. O site afirma que a Sony oferecerá um pacote "bem-vindo de volta" para os clientes. Uma das vantagens seriam assinaturas grátis para período entre 30 e 60 dias e dois títulos de games gratuitos, "o que alguns consumidores não acharam, assim, tão atraente".
Além disso, a Sony afirmou que os serviços restaurados incluem novas medidas de segurança, o que pode ou não tranquilizar os consumidores que recomeçarão a usar a rede, na avaliação do "Inquirer". O diário lembra que as invasões de hackers resultaram em perdas substanciais para a companhia, a qual reportou custos de US$ 171 milhões com os ataques.
O serviço de downloads multimídia Qriocity (pronuncia-se como 'curiosity', curiosidade em inglês), atacado por hackers em abril, também faz parte da restauração global. Alguns usuários ficaram sem acesso à PlayStation Network e ao Qriocity por mais de dois meses.
No total, o ataque à PSN provocou o vazamento de dados de 77 milhões de usuários. Desde então, a reputação da fabricante japonesa está abalada. Tal cenário se soma aos prejuízos gerados pela divisão de TVs e à desvalorização das ações da multinacional no mercado financeiro.
Veja também: Abalada, Sony perde confiança de investidores
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.