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Populismo político deve resultar na redução da riqueza global, diz CEO da Roland Berger

Na avaliação de Marcus Berret, cenário de aumento das tensões geopolíticas fará que com que as empresas tenham de ser mais resilientes e flexíveis

Por Luiz Guilherme Gerbelli
Atualização:

O CEO da consultoria alemã Roland Berger, Marcus Berret, vê um cenário mais difícil para a economia global. Com a eleição da direita radical na Itália, o executivo avalia que um ambiente de populismo político crescente em diversos países tem potencial para provocar uma queda na riqueza global. Se confirmado, esse cenário marcará uma mudança importante. A globalização, diz Berret, foi benéfica aos mais pobres e à classe média.

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“Os países estão procurando saídas sozinhos, e isso vai resultar na redução da riqueza global. Nós vimos, nas últimas três décadas, uma globalização que beneficiou os mais pobres e a classe média – muitas pessoas conseguiram escapar da pobreza”, afirma o executivo.

Berret prevê também que o aumento das tensões geopolíticas, com possíveis impactos nas cadeias de produção, afetará a forma de atuação das companhias globais. “Nos próximos cinco, dez anos, as empresas terão de se acostumar a ser mais resilientes, estáveis e flexíveis.”

A seguir os principais trechos da entrevista concedida ao Estadão:

Globalização tirou pessoas da pobreza, diz Marcus Berret, CEO da Roland Berger  Foto: Felipe Rau/Estadão

Com a alta de juros, a economia global parece caminhar para um cenário de recessão. Como o sr. avalia esse cenário?

Nós podemos esperar que a demanda global continue a cair nos próximos meses, principalmente guiada pelas ações dos bancos centrais. Os BCs não têm outra escolha, e não há uma saída suave dado que a inflação está em toda a Europa, que está caminhando para uma recessão. Na terça-feira, o Banco Mundial também já publicou que a China, pela primeira vez desde 1990, vai ter uma taxa de crescimento menor quando comparado com outros países da Ásia.

A linha desse populismo é o discurso de pessoas e dos partidos de que as coisas vão melhorar com os países isolados. E nós sabemos que não (será assim).”

Marcus Berret

São várias crises globais se sobrepondo nos últimos anos…

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Nós tivemos o aquecimento global, a pandemia, e, como resultado da pandemia, a interrupção da cadeia de suprimentos. Em paralelo, a pressão social está aumentando, e estamos lidando com muito mais questões geopolíticas. É difícil imaginar politicamente o que vai acontecer no mundo, não apenas na Itália, por exemplo. Há alguns meses, a França conseguiu lidar de forma correta com o populismo (em abril Marine Le Pen, de extrema direita, foi derrotada na disputa presidencial).

Esse populismo tem muito a ver com as pessoas desapontadas, em como a situação foi endereçada pelos políticos nos últimos anos. A linha desse populismo é o discurso de pessoas e dos partidos de que as coisas vão melhorar com os países isolados. E nós sabemos que não, mas, no fim, temos de aceitar, porque são as pessoas que fazem essa escolha.

O que os governos ou os políticos podem fazer para mudar essa situação de populismo?

Essa é uma pergunta de US$ 1 milhão. Os países estão procurando saídas sozinhos, e isso vai resultar na redução da riqueza global. Nós vimos, nas últimas três décadas, uma globalização que beneficiou os mais pobres e a classe média – muitas pessoas conseguiram escapar da pobreza. A direção que muitos governos estão tomando não é necessariamente a correta, mas temos de encarar em como transformar essa situação em oportunidades para as companhias.

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Para uma geração mais antiga, a depender do país, houve relativa estabilidade nas últimas duas, três décadas, mas eu acho que, nos próximos cinco, dez anos, as empresas terão de se acostumar a ser mais resilientes, estáveis e flexíveis. A estratégia corporativa para os nossos clientes é pensar dois, três passos adiante, para evitar que eles caiam numa armadilha. O jogo está ficando mais em traçar um cenário e, então, encontrar um maneira flexível de organizar a sua cadeia de valor.

O cenário para as empresas será difícil, então, para os próximos anos?

Isso depende do tipo de negócio. Empresas intensivas em energia na Alemanha e na Europa vão enfrentar grandes problemas, já estão enfrentando. Há casos de insolvência. Na Alemanha, temos hoje 22%, 23% menos consumo de energia do que há um ano, em parte porque as pessoas estão economizando e já substituíram o uso do gás, mas também porque todos os setores tiveram significativo corte na produção por causa do custo da energia.

A China, em muitas categorias, é o principal mercado do mundo, mas tem o desafio da estratégia de covid zero. O crescimento vai desacelerar. Vai haver uma grande mudança tectônica nos próximos dois, três anos.”

Marcus Berret

E as companhias já sofreram muito desde a pandemia...

Se você olhar em detalhes, a depender do modelo de negócios, claro que houve desafios durante a pandemia para indústrias, restaurantes. Mas com o auxílio estatal, muitas empresas conseguiram superar esse momento. Quando você olha para todas as cadeias de valor, um exemplo interessante é o da automotiva. Muitas empresas estão com recordes de lucratividade, porque houve uma escassez de carros com a crise dos chips. Não houve carros suficientes, e os preços subiram. Como resultado da pandemia, as empresas de chips multiplicaram seu lucro por três, quatro; as fornecedoras de matérias-primas multiplicaram seu lucro por três, quatro, cinco.

Quais são os países que a Roland Berger olha com mais otimismo?

Os países das Américas, como Estados Unidos, Canadá e Brasil. O Oriente Médio está se beneficiando do aumento de preços (da energia). Há também o Sudeste asiático, países como Vietnã, Filipinas. Eu ainda citaria a Índia. Todos estão acompanhando o que está acontecendo com a Apple, basicamente partes da sua produção deixaram a China e foram para a Índia, para ter menos influência de tensões geopolíticas. Essa é a parte positiva do mundo.

E a parte negativa?

Estamos falando da Europa, com muitos problemas estruturais. O fato de termos esses governos populistas em algumas partes da Europa torna difícil para o Banco Central Europeu encontrar uma política monetária para toda a região. A China, em muitas categorias, é o principal mercado do mundo, mas tem o desafio da estratégia de covid zero. O crescimento vai desacelerar. Vai haver uma grande mudança tectônica nos próximos dois, três anos.

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O sr. poderia detalhar a situação do Brasil? Há uma eleição presidencial importante pela frente.

O Brasil deve estar numa boa posição, porque os preços das commodities estão em alta, e muitos países vão olhar para o Brasil para o fornecimento de produtos básicos. Isso deve ser positivo para os próximos anos.

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