O Estadão e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) realizam nesta terça-feira, 17, às 10h, o IV Seminário de Análise Conjuntural com o objetivo de debater o cenário econômico do Brasil e do mundo para 2025. O evento será online.
Nas últimas semanas, a economia brasileira viu um aumento da incerteza com a apresentação do pacote fiscal, que foi considerado aquém do necessário para acertar as contas públicas do País. O Banco Central voltou a subir a taxa básica de juros (Selic), para 12,25% ao ano. O aperto de 1 ponto porcentual foi mais forte do que o esperado por boa parte dos analistas.
No cenário externo, a grande dúvida é com os impactos da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos. O republicano promete adotar uma política de tarifas de importação e restringir a imigração, medidas que são consideradas inflacionárias.
Participam do debate Armando Castelar, pesquisador associado do FGV/Ibre; José Júlio Senna, chefe do Centro de Estudos Monetários do FGV/Ibre; e Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro FGV/Ibre. A moderação é de Luiz Guilherme Gerbelli, repórter do Estadão.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.