Seu CPF está sendo usado em uma linha pré-paga? Veja como descobrir

Empresas de telecomunicações criaram a plataforma gratuita para o consumidor poder verificar se possui linhas pré-pagas

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apesar de todos os procedimentos de segurança, é possível que algumas pessoas tenham sido vítimas de golpe e possuam linhas telefônicas pré-pagas em seus nomes sem o seu consentimento. Golpistas usam de números de CPF encontrados online para poder adquirir o produto no nome de outras pessoas.

Plataforma permite consultar linhas telefônicas pré-pagas por CPF Foto: Junpei Abe/Creative Commons

PUBLICIDADE

Para o consumidor poder verificar se possui linhas pré-pagas, as empresas de telecomunicações criaram a plataforma Cadastropre.com.br. Nela, usuários podem consultar, de forma gratuita, se há linhas pré-pagas ativas nas prestadoras Algar, Claro, Sercomtel, TIM e Vivo. A iniciativa possui apoio da Anatel.

Após informar o CPF, o consumidor que encontrar uma linha desconhecida em seu nome pode entrar em contato com as operadoras e solicitar o cancelamento.

Como consultar?

  1. Acesse o site da plataforma https://cadastropre.com.br/
  2. Na tela “Consulta” digite o seu CPF e clique em consultar.

Caso haja linha pré-paga ativa em alguma Prestadora para o CPF consultado, o resultado trará a relação das prestadoras.

Caso não possua linha pré-paga ativa em nenhuma prestadora, aparecerá a mensagem “O CPF consultado não possui linha pré-paga ativa nas Prestadoras Participantes”.

Se houver alguma linha desconhecida, o consumidor pode solicitar o cancelamento para a respectiva operadora.

Publicidade

Contatos das operadoras

  • Algar: 1055
  • Claro: 1052
  • Sercomtel: 1051
  • Tim: 1056
  • Vivo: 1058

Projeto Cadastro Pré-Pago

Desde novembro de 2021, o Projeto Cadastro Pré-Pago busca evitar golpes e conferir mais segurança para os consumidores. Nele, as principais prestadoras de telefonia móvel adotam a ID Digital como procedimento de segurança para ativação de linhas móveis pré-pagas.

Além de informar os dados pessoais, o consumidor precisa enviar uma selfie e seu documento de identificação para ativar a linha. Algumas operadoras utilizam ainda de outros mecanismos para ativação do chip, via aplicativos ou site.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.