Apesar do frio e da chuva, o último fim de semana foi de ruas de comércio e shoppings lotados em São Paulo. Tudo por causa do Dia dos Namorados, comemorado nesta terça-feira. Trata-se da terceira data mais importante para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães.
Para celebrar, os paulistanos devem gastar R$ 128, em média, mostra pesquisa da Serasa Experian, empresa de análise de crédito. Entre os objetos de desejo predominam roupas, sapatos e acessórios (27%), celulares e smartphones (20%) e perfumaria e cosméticos (20%).
Mas é preciso manter o foco. "Na ansiedade de adquirir um bom presente para agradar quem irá recebê-lo, muitos consumidores não calculam se o gasto com o objeto caberá no orçamento, simplesmente compram sem pensar", alerta diretor de educação financeira da Febraban, Fábio Moraes.
Segundo o especialista, esse é um momento perigoso, pois é na hora do impulso que muitos acabam se endividando, ao adquirir coisas que estão muito além de sua capacidade financeira.
Por isso, quem ainda não comprou o presente e pretende fazê-lo entre hoje e amanhã deve redobrar a atenção. A pressa é péssima conselheira e pode nos conduzir a um mau negócio. Neste período, as lojas anunciam muitas ofertas que nem sempre compensam.
Apesar do prazo curto, não deixe de pesquisar preços e condições de pagamento. E tenha sempre em mente seu planejamento financeiro, para não gastar além dos limites e comprometer o orçamento, orienta o consultor do programa Consumidor Consciente da MasterCard, Ricardo Pereira. "Além disso, evite parcelamentos muitos longos, especialmente acima de seis meses", recomenda.
Ricardo Pereira diz também que nem sempre algo comprado em loja é a melhor forma de agradar seu par. Que tal preparar um jantar especial em casa? Colocar seu talento culinário em ação pode criar um momento inesquecível e - ainda por cima - tudo dentro de seu orçamento. "Certamente irá marcar pontos importantes com sua paixão", comenta.
"Não existe um ativo mais valioso do que a informação", diz o consultor. Se o namoro é sério e caminha para o estabelecimento de um relacionamento de longo prazo, um passo importante é incluir a questão financeira nas conversas. "É preciso falar sobre o assunto sem tabus", afirma o consultor. Para ele, livros de educação financeira são um excelente presente, pois "podem ajudar muito o jovem casal a construir um futuro melhor".
E que tal aproveitar a data especial para planejar juntos uma viagem inesquecível, conhecer um novo país, por exemplo? "O planejamento financeiro pode realizar sonhos e descobrir alegrias que com certeza aproximarão ainda mais o casal", sugere. Pode ser o inicio de um objetivo em comum que motivará ainda mais o casal a construir, juntos, o seu futuro, ensina o especialista.
Denise Juliani
publicado no Jornal da Tarde em 11/06/2012
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.