A Singapore Airlines informou nesta sexta-feira, 24, que suspenderá os serviços de refeição e fará com que toda a tripulação de cabine coloque o cinto de segurança quando os aviões passarem por turbulências, como parte das medidas mais rígidas na cabine, depois que uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas em um voo de Londres nesta semana.
A companhia aérea disse que adotou uma “abordagem mais cautelosa para gerenciar a turbulência durante o voo” depois que o jato Boeing 777 que ia para Cingapura sofreu uma turbulência extrema sobre o Mar de Andaman na terça-feira, arremessando pessoas e objetos pela cabine.
“Além da suspensão do serviço de bebidas quentes quando o sinal do cinto de segurança estiver aceso, o serviço de refeições também será suspenso”, disse a companhia aérea em um comunicado. “Os membros da tripulação também retornarão aos seus assentos e prenderão seus cintos de segurança quando o sinal de cinto de segurança estiver aceso.”
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O voo
Um britânico de 73 anos morreu e dezenas de outros passageiros ficaram feridos depois que um voo operado pela Singapore Airlines, entre o Reino Unido e Cingapura, passou por uma turbulência severa e caiu quase 2 mil metros em poucos minutos na última terça-feira, 21, sobre o Oceano Índico.
As autoridades tailandesas disseram que o britânico de 73 anos que morreu no voo provavelmente teve uma parada cardíaca. Os passageiros contaram que a tripulação fez reanimação cardiorrespiratória na vítima por cerca de 20 minutos. Os passageiros descreveram o “terror absoluto” da aeronave tremendo, com itens soltos voando e pessoas feridas e deitadas no chão do avião.
A passageira malasiana Amelia Lim disse para o jornal Malay Mail que havia uma mulher imóvel do seu lado, no corredor da aeronave, com sinais de ter sofrido uma lesão na coluna. “Eu estava com tanto medo e pude ver várias pessoas sangrando no chão”, contou.
Turbulências na aviação
Apesar de geralmente serem associadas a tempestades fortes, as turbulências em ar puro são as mais perigosas. As tesouras de vento, fenômeno da mudança de velocidade e direção de massas de ar, podem acontecer em nuvens mais claras e próximas de tempestades, à medida que diferenças de temperatura e pressão criam correntes poderosas de ar em movimento rápido.
De acordo com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, sigla em inglês), as turbulências foram as causas 37,6% de todos os acidentes em grandes empresas aéreas comerciais dos Estados Unidos. A Administração Federal de Aviação, outra agência norte-americana, disse que houve 146 ferimentos graves por turbulência de 2009 a 2021.
Para a especialista britânica em turismo e aviação Anita Mendiratta, a turbulência extrema é muito incomum. Ela aconselha os passageiros a seguirem as instruções durante o voo de manter os cintos de segurança, reduzir a quantidade de itens armazenados nos compartimentos de bagagens de mão e guardar aqueles que não estiverem em uso.
“Quando há turbulência, essas portas podem abrir e todos os itens lá em cima, quer seja a nossa bagagem de mão, nossos casacos, nossos itens duty free (livres de impostos), se tornam um risco para todos nós”, disse Anita. / AP
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