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Sistema de ‘valores a receber’ do BC tem fila virtual de 300 mil pessoas e mais de 2 horas de espera

SVR foi reaberto nesta terça-feira; grande demanda provocou reclamação nas redes sociais

Foto do author Thaís Barcellos
Atualização:

BRASÍLIA - O Sistema Valores a Receber (SVR) voltou a funcionar nesta terça-feira, 7, mas a fila para acessar a plataforma e ter acesso aos recursos que os cidadãos têm direito a receber está enorme. Segundo o Banco Central, às 10h11, haviam mais de 300 mil pessoas esperando para saber qual o montante têm “esquecido” nos bancos. Nas redes sociais, a reclamação dos usuários era de que a previsão era de uma demora de mais duas horas na fila. O BC informou, contudo, que a fila está andando rápido.

Banco Central abriu acesso ao Sistema Valores a Receber (SVR) nesta terça-feira de manhã.  Foto: André Dusek/Estadão

Na primeira fase do SVR, no início de 2022, o site do BC chegou a sair do ar com a alta demanda da população para acessar seus valores esquecidos em meio à economia fraca e à inflação elevada. Depois, o BC criou um site dedicado para o sistema.

Fila do dinheiro esquecido no Banco Central registrou cerca de 300 mil pessoas.  Foto: Reprodução de tela/Site do Banco Central do Brasil

O SVR foi reaberto hoje, às 10h. Nesta nova fase, a autarquia calcula que R$ 6 bilhões podem ser devolvidos. Após aguardarem horas na fila, no entanto, usuários também relataram nas redes que descobriram ter apenas centavos a receber pelo sistema.

Dados de janeiro do Banco Central já mostravam que a maior parte dos beneficiários dos mais de R$ 6 bilhões a serem devolvidos tinham menos de R$ 10 para receber.

No Twitter, por exemplo, os usuários aproveitaram para fazer piada com a situação.

Desde o dia 28 de fevereiro, a população já pode consultar se tem valores a receber. Do dia 28 até ontem, já foram 23,8 milhões de acessos, 6,9 milhões (29%) com resultados positivos e 16,8 milhões (71%) com resultados negativos. O BC alerta, contudo, que os números podem ter duplicidade, uma vez que o sistema contabiliza o mesmo CPF toda vez que há uma consulta.

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