A Spirit Airlines anunciou na última terça-feira, 31, que vai começar a oferecer bilhetes de viagem de classe executiva. Conhecida pela venda de voos de baixo custo, a companhia aérea americana está mudando sua estratégia de negócios para superar as dificuldades que a indústria da aviação vem enfrentando para lucrar com voos de baixo custo, segundo informações da CNN.
Os clientes da Spirit Airlines vão contar com quatro novas opções de viagens. A primeira, chamada de ‘Go Big’, oferece assentos extra largos na parte da frente do avião, lanches e bebidas (alcoólicas ou não alcoólicas), bagagens de mão e despachada, check-in e embarque prioritários e acesso a streaming. Antes, os passageiros, que pagavam pelos poltronas especiais, precisavam desembolsar um valor extra para ter acesso aos demais serviços ofertados no novo pacote.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OMQ6TSFKKBEDPMQHHCYVKY5BWE.jpg?quality=80&auth=f2266fc01739dc6de7b2ccd122dd4a5d6748e281cdc75167320974c2ef21da7c&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OMQ6TSFKKBEDPMQHHCYVKY5BWE.jpg?quality=80&auth=f2266fc01739dc6de7b2ccd122dd4a5d6748e281cdc75167320974c2ef21da7c&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/OMQ6TSFKKBEDPMQHHCYVKY5BWE.jpg?quality=80&auth=f2266fc01739dc6de7b2ccd122dd4a5d6748e281cdc75167320974c2ef21da7c&width=1200 1322w)
Além dos benefícios acima, o ‘Go Comfy’ disponibilizará aos passageiros mais conforto em fileiras que o assento do meio estará desocupado. Na ‘Go Savvy’, a companhia dará ao viajante a escolha de uma bagagem de mão ou despachada, além da seleção de uma poltrona padrão durante a reserva.
Já o passageiro que escolher a quarta opção, a ‘Go’, poderá manter a simplicidade de pagar valores extras por bagagens despachadas, seleção de assento padrão, Wi-Fi, e lanches e bebidas.
“Estamos inaugurando uma nova era na história da Spirit e levando o voo de baixo custo a novas alturas com opções aprimoradas que são diferentes de tudo o que já oferecemos antes”, disse o CEO da Spirit Airlines, Ted Christie, em um comunicado.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/33A5WFGKTZGFDFZZGZHN7RW2CI.jpg?quality=80&auth=4c91a6ebb993cb768e0aef7c41605abf1ca9d7d99288bca61e6e579a283024a3&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/33A5WFGKTZGFDFZZGZHN7RW2CI.jpg?quality=80&auth=4c91a6ebb993cb768e0aef7c41605abf1ca9d7d99288bca61e6e579a283024a3&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/33A5WFGKTZGFDFZZGZHN7RW2CI.jpg?quality=80&auth=4c91a6ebb993cb768e0aef7c41605abf1ca9d7d99288bca61e6e579a283024a3&width=1200 1322w)
Crise das companhias de baixos custos
Os novos bilhetes são medidas para enfrentar as dificuldades que as companhias aéreas têm enfrentado para lucrar vendendo assentos a preços mais acessíveis, tendência que a Spirit ajudou a popularizar com os chamados voos “sem frescura”.
A estrutura de preços da Spirit, em que os passageiros podem procurar a tarifa base mais barata e pagar valores adicionais por serviços extras, forçou as principais companhias aéreas a mudarem seus preços. Muitas empresas passaram a vender bilhetes de viagem com categorias de “economia básica”.
Leia também
Desde 2019, a companhia norte-americana não teve um ano lucrativo. Com a pandemia, no ano seguinte, paralisou a demanda por viagens aéreas. A Spirit anunciou que em breve vai reportar outra perda trimestral devido a uma receita abaixo do esperado.
Mesmo quando os passageiros voltaram a voar, em 2021, as empresas de aviação de baixos custos tiveram dificuldades financeiras, enquanto as grandes companhias aéreas tradicionais como American Airlines, United Airlines e Delta Airlines tiveram receitas recordes. Elas associam o crescimento de sua receita à compra de passagens dos assentos premium.