Stanley identifica defeito e recolhe mais de 401 mil garrafas no Brasil por risco de queimaduras

Empresa afirmou que alteração no design da tampa pode causar vazamentos e possíveis queimaduras nos usuários; consumidores com produtos afetados devem solicitar a troca da tampa

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Atualização:

A marca americana Stanley, famosa por suas garrafas e copos térmicos, comunicou nesta semana à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) que identificou um defeito em 401.211 canecas no Brasil. A empresa anunciou o recall (recolhimento) das garrafas após constatar uma “pequena alteração no design da tampa das canecas de viagem Stanley Switchback e Trigger Action” que pode causar vazamentos e possivelmente queimaduras por bebidas quentes.

Stanley anuncia que está recolhendo os modelos Switchback e Trigger Action, presentes na imagem Foto: Instagram @stanley_brand

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O defeito pode causar encolhimento nas tampas quando expostas ao calor, segundo aviso da Stanley. Por isso, a tampa pode se soltar, causando risco de vazamento de líquidos quentes que podem queimar os consumidores.

A alteração foi identificada em todos os modelos de caneca Switchback e Trigger Action, com códigos de modelo 20-01436 e 20-02824, respectivamente, fabricados entre maio de 2016 e 2023. Foram comercializadas 290.125 canecas Switchback Travel e 111.086 canecas Trigger Action em todas as regiões do Brasil. Os produtos são de várias cores (branco, preto e verde) e tamanhos (12 oz, 16 oz e 20 oz), e possuem tampas de polipropileno.

Stanley anuncia recall de garrafas com defeito no Brasil Foto: Frederic J. BROWN / AFP

A Stanley informou que o defeito não resultou em nenhum incidente grave. Porém, houve 38 ocorrências no mundo devido ao problema, três delas no Brasil. A marca retirou do mercado dos Estados Unidos, na semana passada, 2,6 milhões de garrafas térmicas, depois que dezenas de usuários se queimaram com líquido quente.

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A empresa agora está realizando a troca dos produtos, com monitoramento pela Senacon. “A empresa ressaltou que está tomando as medidas necessárias para resolver a situação, cumprindo as exigências legais e garantindo a segurança do consumidor”, disse a Senacon em nota.

Como saber se preciso trocar?

Para saber o modelo da caneca, o consumidor pode consultar a identificação na parte inferior de cada produto. As canecas que estão sendo recolhidas pela marca possuem códigos de modelo 20-01436 e 20-02824, disponíveis na parte inferior dos produtos.

A Stanley informa que redesenhou o design das tampas dessas canecas para melhorar o encaixe da rosca e reduzir o risco de seu desprendimento. A nova tampa está sendo oferecida gratuitamente para todos os consumidores que adquiriram as canecas Switchback e Trigger Action afetadas.

A Stanley solicita que todos os consumidores desses produtos solicitem a nova tampa por meio do telefone 0800-021-3278 (segunda a sexta, das 8h às 18h, exceto feriados nacionais), e-mail sac@stanley1913.com ou website www.stanley1913.com.br, na aba garantia vitalícia. As tampas originais devem ser descartadas, diz a marca em nota.

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