Violência em alta leva cargo de segurança pela 1ª vez ao top 10 de carreiras em ascensão do LinkedIn

Efeito do crime cometido por Luigi Mangione pode intensificar a necessidade de seguranças, que acabam de entrar pela primeira vez na lista das profissões de crescimento mais rápido do LinkedIn

PUBLICIDADE

Publicidade
Por Emma Burleigh (Fortune)
Atualização:

O novo relatório Jobs on the Rise 2025 do LinkedIn mostra que a profissão de segurança entrou pela primeira vez no top 10 das carreiras em ascensão. A demanda por segurança está aumentando entre CEOs e executivos de empresas Fortune 500.

PUBLICIDADE

Com o mercado de trabalho em constante evolução, os profissionais de hoje precisam estar atentos às profissões que estão crescendo para não se tornarem obsoletos. Este ano, uma função até então pouco reconhecida apareceu na lista pela primeira vez.

O relatório detalha as profissões de crescimento mais rápido nos EUA nos últimos três anos. Como esperado, com o avanço da inteligência artificial (IA), cargos ligados a tecnologias avançadas foram os mais populares. No entanto, surpreendentemente, seguranças ocupam o décimo lugar entre as profissões de crescimento mais rápido nos EUA atualmente.

Andrew Seaman, editor de notícias de empregos e desenvolvimento de carreira do LinkedIn, disse à Fortune que isso pode refletir a redução das forças policiais, a necessidade de seguranças na indústria da cannabis e o aumento de atividades presenciais.

Publicidade

Não é possível prever se a demanda por seguranças diminuirá—especialmente após o assassinato amplamente divulgado do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, em dezembro do ano passado. Especialistas em segurança disseram recentemente à Fortune que têm recebido mais ligações de empresas desde o ocorrido. CEOs e executivos estão cada vez mais preocupados em proteger seus funcionários.

A crescente indústria de cannabis, a redução nas forças policiais e o retorno ao trabalho presencial estão impulsionando a demanda por seguranças. O assassinato do CEO pode consolidar essa tendência Foto: Bill Varie / Getty Images

A ascensão dos seguranças

Seguranças nunca tinham aparecido na lista Jobs on the Rise do LinkedIn antes. Embora os dados do LinkedIn precedam o assassinato de Thompson, o evento amplamente divulgado pode gerar ainda mais demanda entre empresas Fortune 500.

O mundo corporativo está em alerta enquanto líderes revisam suas estratégias com serviços de segurança e avaliam se precisam reforçar suas proteções. É nesse contexto que os seguranças entram.

“Estamos recebendo ligações de todos os lugares”, disse Glen Kucera, presidente de serviços de proteção da Allied Universal, à Fortune no mês passado. “A demanda por serviços de segurança segue os eventos. Se há um incidente específico, as empresas dizem: ‘Preciso proteger meus executivos. Preciso proteger meus funcionários para que isso não aconteça de novo.’”

Publicidade

Dave Komendat, ex-diretor de segurança da Boeing e fundador de uma empresa de serviços de risco, acrescentou: “Conselhos e CEOs já estão procurando seus diretores de segurança para perguntar: ‘O que temos implementado? Quais sistemas, ferramentas e líderes temos para identificar ameaças?’ Este é um daqueles eventos que fazem as pessoas pararem e analisarem o programa atual que possuem”.

As profissões de crescimento mais rápido no LinkedIn

Enquanto seguranças aparecem em décimo lugar na lista do LinkedIn, outras ocupações são menos surpreendentes.

Os EUA entraram em uma nova era de tecnologia avançada, o que está trazendo várias profissões para o centro das atenções. Engenheiros de IA e consultores de IA lideraram a lista. Isso está alinhado com o rápido crescimento da tecnologia; em 2022, o mercado de IA generativa era de apenas 40 bilhões de dólares, mas deve atingir 1,3 trilhão de dólares na próxima década, segundo um relatório da Bloomberg Intelligence de 2023.

Curiosamente, fisioterapeutas ficaram em terceiro lugar entre as profissões de crescimento mais rápido, e gerentes de desenvolvimento de força de trabalho em quarto. As viagens e as experiências presenciais também estão voltando com força—consultores de viagem ficaram em quinto lugar, seguidos pelos coordenadores de eventos em sexto.

Publicidade

Segundo o LinkedIn, essas funções são novidades na lista este ano e refletem um aumento pós-pandemia no entretenimento e nas viagens, tanto para negócios quanto lazer. Com o objetivo de criar as melhores experiências possíveis, consultores de viagem e coordenadores de eventos estão em alta demanda.

Outros destaques incluem os diretores de desenvolvimento, que ficaram em sétimo lugar e geralmente supervisionam estratégias de arrecadação de fundos de uma empresa. Representantes de vendas externas, responsáveis por vender produtos ou serviços pessoalmente, ficaram em oitavo. Especialistas em sustentabilidade ficaram em nono lugar, refletindo os maiores esforços ambientais das organizações nos últimos anos.

c.2024 Fortune Media IP Limited

Distribuído por The New York Times Licensing Group

Publicidade

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.