Para ter sucesso em uma apresentação no trabalho, é importante prender a atenção dos participantes. Existem algumas técnicas que podem ajudar, mas elas variam de acordo com o público.
Em vídeo de quatro minutos, Reinaldo Polito, mestre em Ciências da Comunicação, professor de oratória dos cursos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e autor de 37 livros, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos, dá dicas sobre o tema.
O material é parte da série Educação Executiva, do Estadão.
Confira os principais destaques do vídeo:
- O primeiro passo é analisar a faixa etária dos participantes. A mensagem transmitida deve ser a mesma, mas a forma de comunicar precisa ser diferente.
- Se o público for majoritariamente jovem, o ideal é falar sobre desafios e futuro. Já para profissionais mais velhos, o caminho é abordar o passado, com conquistas e realizações relacionadas ao tema.
- O próximo fator a ser analisado é o nível de conhecimento que os ouvintes têm sobre o assunto. Para falar com especialistas, é fundamental evitar pontos superficiais, porque eles podem se distrair ao sentir que a apresentação não acrescenta em nada.
- Se o público for leigo, a estratégia é inversa: evite tópicos aprofundados. As pessoas podem desistir de prestar atenção se acharem que o assunto é complexo.
- A reunião também pode ser composta por especialistas e leigos. Nesse caso, a estratégia é aprofundar na teoria, para conquistar os experts, e utilizar exemplos práticos, para garantir a compreensão da outra metade.
- Além de entender o público, é importante se preparar. Desenvolva os argumentos, a linha de raciocínio e os recursos audiovisuais com antecedência. Isso ajuda a identificar possíveis objeções e entender qual o melhor caminho para a apresentação.
Quer saber mais sobre como preparar a sua apresentação de acordo com o público? Assista ao vídeo completo:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.